Aeronave Solar Impulse atravessa EUA sem uma gota de gasolina

A ODISSEIA DA AVIÃO MOVIDO A LUZ DO SOL

Aeronautas e aficcionados por aviação acompanham com grande interesse, desde o último da 3 de maio, a travessia do território norte-americano pela aeronave experimental Solar Impulse.

O aparelho funciona a energia solar e tem percorrido o mundo para promover a utilização de energias recicláveis e limpas. Você pode acompanhar a odisseia no site oficial do projeto suíço.

Aeroplano movido a luz do Sol

Em desenvolvimento desde 2003, o projeto deste avião tem seguidamente ultrapassado vários desafios na tentativa de provar que as energias “verdes” são suficientes para dar a volta ao mundo.

O veículo aéreo partiu da costa oeste californiana nos EUA e vai sobrevoar até o extremo oposto do país, na costa leste.

Com uma asa de 63 metros equipada com 12 mil células solares, o Solar Impulse vai percorrer o território norte-americano em várias etapas mas sem gastar uma única gota de combustível.

Aeronave impulsionada a energia solar

Da partida de São Franciso seguem-se algumas das escalas que estão programadas – Washington DC, Dallas e Arizona – antes da aterrissagem no destino final, em Nova York, prevista para julho.

Esta não é a primeira aventura do avião e dos pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg. A dupla, com a ajuda da energia solar, já realizou um voo entre a Espanha e o Marrocos.

Com autonomia para voar dia e noite, por 26 horas seguidas, graças às baterias de lítio que carrega nos 1 mil 600 kg de peso, o Solar Impulse consegue atingir altitudes de até oito mil metros.

Aeroplano elétrico

“Se não tentarmos voar atualmente usando energias renováveis, nunca o faremos. Espero que as pessoas percebam o potencial desta tecnologia e a usem também no chão”, defende Andre Borschberg.

A viagem sobre os EUA é mais um teste de fogo para a equipe que tem trabalhado no desenvolvimento do aeroplano ecológico que, em 2015, tem programado o mais ambicioso dos seus projetos: dar a volta ao mundo.

Com uma velocidade de pico de 69 Km/h, o baixo peso do avião e o consumo semelhante ao de uma scooter ajudam à eficiência energética do veículo e da viagem no geral.

Aeroplano movido pela luz do Sol

Via InforSalvador

Deixe um comentário simpático neste artigo: