Achada abelha com a maior língua do mundo entre os insetos

Abelha da espécie Euglossa natesi n.sp.

DUAS VEZES MAIOR QUE O CORPO

Língua mede o dobro do tamanho da abelha, o que permite ao inseto ter acesso a mais fontes de néctar.

Do blog ECOnsciência

Uma espécie de abelha encontrada em uma reserva natural do sul da Colômbia possui a maior língua do mundo entre animais congêneres. O órgão da Euglossa natesi n.sp., nome científico da espécie, mede duas vezes o tamanho de seu próprio corpo. A abelha tem comprimento total de 16,88 milímetros.

“Este inseto é particular, pois tem a maior língua encontrada até agora, que mede mais de duas vezes o tamanho de seu corpo”, de acordo com o cientista Rudolfo Ospina, do Departamento de Biologia da Universidade da Colômbia.

A língua desta espécie é uma característica que lhe permite ter acesso a fontes de néctar que outras abelhas não podem alcançar e, de quebra, polinizar plantas diferentes das orquídeas.

Todas as espécies do gênero Euglossa são chamativas pelas cores vistosas e pela língua comprida.

Esta abelha foi localizada em 2005 na Reserva Natural Privada Río Ñambi, situada em Barbacoas, povoado do departamento de Nariño, próximo à fronteira com o Equador.

Cálculos indicam que, no mundo, existem cerca de 20 mil espécies de abelhas, das quais cerca de 5 mil têm como habitat a América Latina.

A nova espécie recebeu o nome de Euglossa natesi em homenagem à diretora do Laboratorio de Pesquisas em Abelhas da Universidade da Colômbia, Guiomar Nates, por sua “contribuição ao estudo das abelhas”.

Completo (em espanhol) no UN Periodico

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora

Deixe um comentário simpático neste artigo: