A passagem do asteroide 2012 DA14 tão perto da Terra

PERIGO INCENDEIA A IMAGINAÇÃO HUMANA

Impacto Profundo de Asteroide

Do blog ECOnsciência

Ninguém precisa perder o sono para tentar assistir à passagem do asteroide 2012 DA14. Mesmo com o uso de binóculos seria impossível rastrear uma pedra escura, cor de grafite, com as dimensões de meio campo de futebol e, pior, tampada no espaço a uma velocidade de 7,82 km por segundo!

Melhor todo mundo guardar suas energias para o final de novembro quando o cometa Apophis, uma gigantesca pedrona de gelo, promete incendiar a imaginação humana ao acender no céu uma enorme cauda brilhante durante a sua aproximação do Sol.

De qualquer forma, não deixa de ser um grande barato um bólido celeste passar nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, a uma distância de apenas 28 mil km do nosso planeta, pela parte de dentro do anel de órbitas geoestacionárias dos satélites artificiais.

Este será o maior asteroide a “raspar” a Terra desde que tiveram início as observações regulares de objetos espaciais potencialmente perigosos nos anos de 1990. O que fica de mais interessante nisso? As discussões sobre a necessidade de neutralizar o risco dos asteroides — se é que isto é possível.

Clique na imagem acima para ampliar

Um comentário em “A passagem do asteroide 2012 DA14 tão perto da Terra

  • 15 de fevereiro de 2013 em 15:18
    Permalink

    E não é que ousaram calcular o valor astronômico dessa joia errante? Pelo menos é o que diz a empresa Deep Space Industries. O DA14 foi avaliado em quase R$ 400 bilhões em matéria-prima bruta.

    De acordo com a DSI, se 5% da massa do asteroide fosse composta por água, o material poderia ser dividido em oxigênio e hidrogênio. Ambos poderiam ser vendidos como combustível de foguete valendo aproximadamente R$ 130 bilhões de reais. Entretanto, este valor dobra se 10% da massa do asteroide fossem ferro, níquel e outros metais de “fácil extração”.

    Daqui: http://jornalciencia.com/universo/diversos/2434-asteroide-que-passara-raspando-pela-terra-tem-valor-estimado-em-quase-r-400-bilhoes

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: