A grande mentira: MST rouba ovos de tartarugas no Rio Solimões

Arribada - desova das tartarugas na Costa Rica

TARTARUGAS MARINHAS DA ESPÉCIE ‘OLIVA’

O Chefe de Redação

Um dos maiores espetáculos da Natureza está prestes a acontecer: a arribada ou chegada, em enormes levas, das tartarugas marinhas da espécie oliva nas praias da Costa Rica.

Um desses santuários ecológicos chama a atenção por cenas que beiram as raias do surrealismo — clique na imagem acima e sinta o “clima” —, pelo menos para a nossa escassa compreensão de um fenômeno dessa magnitude.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do evento, que se estende do final de agosto até outubro, na orla marítima do Refúgio Nacional de Vida Silvestre de Ostional já se aproxima a primeira e enorme frota de 500 mil fêmeas para dar início ao processo de reprodução. Somadas a outros grandes grupos, poderão totalizar a desova de inacreditáveis 1 bilhão 600 milhões de ovos.

Não é à toa que a praia de Ostional, com apenas 7 km de extensão, é considerada o maior berçário do mundo para a conservação da Lepidochelys olivacea.

Quando as frágeis tartarugas aportarem, serão devidamente recepcionadas nas areias pelos moradores da comunidade local, que se preparam com ansiedade para este momento.

Coleta legal de ovos de tartaruga marinha na Costa Rica

Todavia, ao contrário do que podem fazer supor estas imagens fora do seu real contexto, o recolhimento de menos de 1% dos ovos pelos habitantes locais significa, na realidade, um dos maiores esforços já empreendidos para a preservação da espécie, com o devido apoio e reconhecimento de organismos científicos internacionais e entidades de defesa ambiental, como o combativo Greenpeace, entre outros.

O próprio Projeto Tamar, aqui no Brasil, endossa a iniciativa costarriquenha.

O que se observa no mundo digital, no entanto, é uma frenética troca de e-mails que, desde o final do ano passado, tem inundado ininterruptamente as caixas de correio eletrônico referindo-se a esta ação coletiva como sendo um “crime hediondo contra a vida marinha”.

Com certeza o hoax foi criado por algum degenerado, sabe-se lá onde e com que intenções difamatórias, e já deu várias voltas pelo mundo em todos os idiomas — sendo sistematicamente repassado com a cumplicidade dos inocentes úteis ou gente mal-intencionada, o que dá no mesmo.

Aqui no Brasil, possivelmente devido ao início da campanha eleitoral, o boato voltou a ganhar força nos últimos dias e desembocou em dezenas de blogs que não mantêm qualquer compromisso com a verdade e que muito menos respeitam a inteligência de seus leitores.

Começando pelo pretenso “ataque aos ninhos das tartarugas na Costa Rica”, o embuste virtual transmutou-se em “roubo de ovos na margem esquerda do rio Solimões” e, por fim, com um grande culpado consubstanciando-se na atualidade, na figura emblemática do MST – o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

A mentira: roubo de ovos pelo MST na margem esquerda do Rio Solimões

Não bastasse o absurdo de se confundir o paraíso dos surfistas (acima) com as plácidas águas do Solimões (abaixo), agora essa de implicar logo com o MST. O que uma coisa tem a ver com a outra? Pior, sem que qualquer prova factual ou imagem real tenha sido apresentada.

Porém uma rápida busca na Internet é suficiente para esclarecer parte do mistério e apontar alguns envolvidos na ação insidiosa. Blogs e sites com viés nitidamente direitista têm sido os propagadores dessa onda de boatos. Pode-se incluir na lista negra alguns voltados à “defesa do meio-ambiente”, o que significa dizer que inauguraram em definitivo a era do greenwashing virtual.

Mas um dos maiores responsáveis pode ter sido o deputado federal Raul Jungmann, do PPS pernambucano, que manteve em seu site durante meses a estória fantasiosa, mesmo tendo sido alertado inúmeras vezes por seus comentaristas. Sem que se importasse com isso.

Jungmann, afinal, pontificou como supremo ministro da Reforma Agrária justamente no período em que o governo FHC assumiu uma política radical de criminalização contra o MST, com o apoio ostensivo do Judiciário e da imprensa conservadora. Apenas coincidência?

Quem desmontou a farsa foi a blogueira Nívia de Oliveira Castro, com posts que acabaram por pautar a velha mídia. Somente depois que o portal das organizações Globo fez a repercussão do caso é que o deputado correu para retirar as acusações de seu site. Mas era tarde, o estrago já estava feito.

Margem esquerda do Rio Solimões

O assunto, de todas as formas, é tão fascinante que, por toda a sua dimensão, será necessário elaborar uma série de posts para que possa ser esgotado e devidamente compreendido. E o hoax finalmente neutralizado.

Este é apenas o primeiro. Material há com fartura na rede para ser traduzido, ordenado e posteriormente divulgado.

Se não para interromper a boataria promovida por meia dúzia de pessoas irresponsáveis e impulsionada com a ajuda de milhares de internautas inconsequentes (que não medem nem avaliam as consequências de suas atitudes), pelo menos para se fazer justiça ao admirável esforço de uma pequena comunidade costarriquenha.

São pessoas que, certamente, não merecem passar pelo processo difamatório ora em curso na Internet. Pelo contrário, devem ser reconhecidas mundialmente e ter divulgadas suas ações sustentáveis em defesa das tartarugas marinhas que compartilham as areias de suas praias no espetáculo da procriação e preservação da vida.

Porque é disso que se trata.

Tartaruguinhas correm para o mar na Costa Rica

Clique nas imagens para ampliar e não deixe de visitar a galeria completa de imagens do jornal Al Dia, da Costa Rica.

VEJA TAMBÉM:

A verdade massacrada na desova de tartarugas na Costa Rica

Vídeo sensacional: a preservação das tartarugas na Costa Rica

A derrota de Raul Jungmann, o que deu aval ao hoax das tartarugas

* * *

Blog Chefe de Redação

66 comentários em “A grande mentira: MST rouba ovos de tartarugas no Rio Solimões

  • Pingback: Tartarugas marinhas de metal para decorar casa de praia

  • Pingback: Câmera capta interação entre tartarugas amazônicas debaixo d’água

  • 7 de novembro de 2012 em 09:46
    Permalink

    Prezado,

    Acabei de receber o e-mail vindo de uma amiga! Ufa! Gente, se houver o final do mundo, este começará pelos boatos na rede, hã? Pela madrugada! Hoje é dia 7 de novembro de 2012, só para constar! Vou espalhar na minha página do Facebook, mesmo pq, acho um CRIME essa tentativa de macular a honra de pessoas só porque são pobres, desfavorecidas e, logicamente, apoiadas por partidos de “tendência” à esquerda, como é o caso do MST. Faz tempo (precisamente, 10 anos!) há uma tentativa da “direita” brasileira, dos fascistas mais à direita do poder perdido, de voltar a agarrar o poder supremo neste País, aí vemos disseminações e ataques desta monta! Ou ficamos alertas, ou… seremos massa de manobra digital!

    Forte abraço!

    Resposta
  • 6 de março de 2012 em 11:17
    Permalink

    Só pra constar. Hoje, dia 6 de março de 2012, com todos os mecanismos de busca e informação disponíveis na internet, tem gente que ainda acredita, compartilha e difunde esse tipo de estelionato cultural. Brasil, um país de tolos.

    Resposta
  • Pingback: Para atacar sem terras, blogueiro campista coloca tartarugas marinhas no rio Solimões « Esdras

  • 13 de outubro de 2011 em 23:43
    Permalink

    Saco! Ainda tem um monte de babaquara divulgando essa porqueira. Ô raça sem noção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 28 de setembro de 2011 em 03:15
    Permalink

    Bom post sobre Materia Incognita » A grande mentira: MST rouba ovos de tartarugas no Rio Solimoes. Estou muito impressionado com o tempo eo esforço que você pôs em escrever esta história . Vou dar- lhe um link no meu blog de ​​mídia social. Tudo de bom!

    Resposta
  • Pingback: Corrente sobre o MST bota Costa Rica no Rio Solimões | 

  • 9 de maio de 2011 em 18:18
    Permalink

    eu recebi hoje esta mensagem. que bom que há este site para esclarecer. os autores dessa mensagem caluniosa precisam ser processados duramente, porque é uma mentira que não para de circular entre as pessoas…

    Resposta
  • 20 de abril de 2011 em 09:15
    Permalink

    É impressionante a pretensão da mídia de achar que domina as mentes!!!!!!!!!!! Informação JÁ! Por favor não acreditem em tudo o que recebem por aí! Chega de sermos massa de manobra pessoal, que tal pensarmos por nós mesmos!??? Geração, ACORDE PRA VIDA!

    Resposta
  • 1 de abril de 2011 em 18:00
    Permalink

    Como hoje é PRIMEIRO DE ABRIL, me ocorreu uma idéia: o prezado Chefe de Redação poderia instituir um prêmio ou troféu com a efígie do RAUL JUNGMANN para ‘laurear’ os mentirosos que espalham esse hoax sem noção. Pelo menos produzir a imagem de um DIPLOMA, para a gente copiar e responder aos emails que nos mandam. Que tal? Vou ficar de olho para ver se vocês tomam essa iniciativa de utilidade pública. Abraços e parabéns pelo trabalho sério. Oswaldo

    Resposta
  • 1 de abril de 2011 em 00:46
    Permalink

    Mas ninguém percebeu que são tartarugas MARINHAS? Nunca poderiam estar no rio Solimões!!!

    Resposta
  • 30 de março de 2011 em 15:45
    Permalink

    Hoax existem desde os primordios tempos dos BBSs. Eu apenas fico preocupado com quem passa adiante essas mensagens sem nem sequer avaliar direito o que está escrito e o que está sendo mostrado. Começa pela imagem de ter ondas no Rio Solimões. Não tem que acabar com o MST, tem que acabar com quem faz as coisas, sem prestar atenção e, principalmente, sem pensar. Mas fazer o que? Brasileiro não é muito de pensar, não é mesmo?

    Resposta
  • 28 de março de 2011 em 15:52
    Permalink

    UFFSSSSS!!!
    Que alívio…. Preparei p/ repassar o e-mail, e de repente pensei: Não é possível tanta maldade à luz do dia, e os caras deixam ser fotografados sem escrúpulos? …
    Resolvi pesquisar, foi um grande alívio.
    Por causa de um besta vários heróis viram bandidos.. Isso é nosso meio de comunicação… Não vamos acreditar em nada sem antes pesquisar…
    Realmente quem aproveitou estas fotos para difamar o heróis e o movimento MST é um Imbecil….
    Abs

    Resposta
  • 22 de março de 2011 em 17:00
    Permalink

    Logo que recebi o e-mail verifiquei que havia algo errado só em olhar para as fotos… Daí, numa rápida pesquisa vi que se tratava de mentira.
    É uma pena que são poucos os internautas que vencem a preguiça e fazem essa verificação antes de encaminhar uma mensagem assim.
    Antes do advento da informática, com a Internet virando realidade no mundo, esse tipo de atitude (passar adiante uma informação sem saber se é verdadeira ou não), na minha terra era chamada de fofoca. E o “passador” de fofoqueiro. Como seria chamado hoje?

    Resposta
    • 24 de março de 2011 em 13:23
      Permalink

      Compartilho com Marcelo as mesmas palavras, pois quando passei a usufruir deste universo – internet – fiquei abismada com a quantidade de informações bombásticas que recebia. Por ingenuidade também as encaminhava, acreditando participar das necessárias divulgações. Aos poucos percebi os absurdos das notícias, das imagens, entre outros, e por curiosidade passei a buscar informações mais precisas. Hoje recebi e respondi um email falando “ainda” a este respeito, e instruí meu colega a visitar e ler este link para averiguar. A propósito, quando for definido o nome do “passador” na net adequadamente passem para mim… rsrsrs.

      Resposta
      • 24 de março de 2011 em 16:35
        Permalink

        De repente deve ser um “cyber-fofoqueiro”, “cyberqueiro” ou “fofoquenet”… hehehehe

        Resposta
  • 12 de março de 2011 em 22:51
    Permalink

    Olá, infelizmente recebi esse e-mail e repassei.
    Não estou aqui fazendo o “mea culpa”, ao repassar o email pedi que se alguem soubesse de mais informações que enviassem pra mim. E aconteceu. Uma amiga enviou links, um foi desse site, dizendo que era um tremendo engodo, uma difamação, uma “notícia” sem noção!! Ainda consegui enviar email aos contatos enviando os links e comentando o ocorrido. Espero que recebam a tempo de não repassarem adiante!
    Abçs a tod@s…

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2011 em 03:19
    Permalink

    Como este mundo eh pequeno, meu… Eu sou brasileiro e vivo atualmente na Nova Zelandia. Pois nao acabei de receber um email vertido para o frances com um link jogando aqui para dentro desse blog brasileirissimo tambem? Cumequipodi, cumpadi?

    Saudade da terrinha, abracos longinquos… e tao proximos ao mesmo tempo. Pedro Solano

    Resposta
  • 16 de outubro de 2010 em 16:53
    Permalink

    É impressionante como a Direita conservadora do Brasil implica o nome do MST em absolutamente tudo!
    Os brasileiros e brasileiras precisam ter maior senso crítico para refletir um pouco, antes de encaminhar essas acusações para adiante.

    Maria Jardim

    Resposta
  • 12 de setembro de 2010 em 16:22
    Permalink

    cara este documentario se trata de uma matéria mentirosa de pessoas que não estão nem ai com a verdade e usam mentiras para ganhar a atenção de pessoas desinformadas, esse fato relmente prescede, essas pessos estão recolhendo esses ovos de tartarugas, mas elas não são do mst nem tão pouco estão destruindo a natureza, elas são ribeirinhas e recolhem esses ovos para que as tartaruguinhas tenham mais chances de sobreviver aos predadores, depois de nascidas elas são devolvidas ao rio que é o seu habitat.

    Resposta
  • 31 de agosto de 2010 em 22:55
    Permalink

    Afffmaria, mas é tartaruguinha a perder de viiiiiiiiiiiiiiiista………………

    Resposta
  • 31 de agosto de 2010 em 17:13
    Permalink

    Olá. Quero parabenizar o blog pelo serviço de utilidade a bem da verdade principalm// pela presença destacada no Google. Quando se faz qualquer busca juntando palavras chaves como mst + roubo + ovos + tartarugas + solimões [mesmo soltas ou só algumas delas] sempre aparece logo no alto essa página de M. Incógnita. Parece um paredão como os bloqueios que se faz no jogo de vôlei: não passa uma bola, mesmo cercado por um monte de jogadores adversários [desculpe, não resisti a uma analogia esportiva, rê-rê].
    As abordagens da Nívea [indicadas aqui] são muito boas pois ela também se intrometeu bem no buscador para cercar o ataque inimigo pelo outro flanco. Não sei como vai acabar o jogo mas para mim só isso que vcs estão fazendo representa uma vitória do time da blogosfera responsável.
    Saudações de um admirador [e torcedor] capixaba.
    Ulisses

    Resposta
  • 31 de agosto de 2010 em 14:26
    Permalink

    O deputado Jungamn disse no seu site que encaminhou o caso ao Ministérioo do meio Ambiente e que cobrou explicações do ministro carlos Minc. Deve ter levado um baile porque nunca tornou pública a resposta. Além de irresponsável… um grandecíssimo de um OTÁRIO!

    Resposta
    • 13 de julho de 2012 em 17:35
      Permalink

      Jungman é acostumado a fazer isso.

      Na obra de recife (ipojuca) pra ser mais preciso, ja tinha a construção de meio canteiro de obra! que jungman fez na eleição passada? filmou um terreno baldio dizendo que nao tinha sido feito nada, e a obra ja tava com quase 6.000 homens na epoca, com predios erguidos e tudo mais

      Resposta
  • 31 de agosto de 2010 em 12:45
    Permalink

    Não gosto do MST, penso que é um movimento totalmente dispensável, não agrega nada e é apenas marcha de manobra (…) Tem gente no brasil que ainda acredita em pesquisas… e tem gente que acredita nestes emails!!! o mais legal nas fotos é que o Rio Solimões tem onda!!! e que ondas… próximo verão to lá!!! ahahaha…

    Resposta
  • 31 de agosto de 2010 em 09:51
    Permalink

    Maurício, já “transferiram” o problema para Porto Rico, vê se pode. Saiu no Metamorfose Digital e me mandaram essa porcaria por email sem nem tentar confirmar com uma googlada. Olha só o nível:

    “Depois de 20 anos do Projeto Tamar, quase todo brasileiro já é consciente da importância da preservação de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção e a maioria há de ficar enojado com estas fotos feitas em PORTO RICO, onde os moradores dividem espaço nas areais das praias locais para colher os ovos de tartarugas que todos anos ali chegam para conformar seus ninhos.

    O fato é que sem a adoção, pelo Estado, de uma política de preservação, não há nem como condenar estas pessas já que por tradição muitas delas dependem deste tipo de ação para a sua própria subsistência.”

    Como se vê, o texto é qualquer coisa, completamente sem noção. Até as fotos são as da Costa Rica. Aqui está o link: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=11412

    Resposta
  • 31 de agosto de 2010 em 01:23
    Permalink

    Gostei de saber que o Raul Jungmann está levando cartão vermelho na terra dele. Esse merece !!

    Resposta
  • 30 de agosto de 2010 em 20:18
    Permalink

    Acabo de receber esta msg no meu ender eletrônico e, felizmente, resolvi pesquisar antes de reencaminhar.

    Fiquei chocada com as informações da msg. Após a pesquisa sinto-me enormemente indignada com tamanha desonestidade, mau caráter.

    É de pessoas assim que Nosso Mundo necessita.

    Mto. Obrigada pela Cuidadosa Informação.

    Resposta
  • 28 de agosto de 2010 em 14:59
    Permalink

    Oi PMM.
    Um dos e-mails que circula pela web é este cheio de fotos da catança dos ovos que recebi tambem trocentas vezes e reproduzo a seguir. O mais importante é que quando você vai ver as propriedades das imagens, o que acontece? Aparecem os links da galeria do jornal Al Dia da Costa Rica dizendo que são as TORTUGAS DE OSTIONAL! Só que os embusteiros “quebraram” o link (de propósito, para confundir!) botando um “J” no final depois do ponto. Se você clica neles assim, dá erro, páginas não encontradas, mas se substituir esse “J” por “html” eles abrem direitinho e carregam as fotos normalmente. Está aí a prova da manipulação. Enfim, perderam mesmo o senso de ridículo.

    “VEJAM O QUE ACONTECE NA MARGEM ESQUERDA DO RIO SOLIMÕES A BEIRA DE UM ASSENTAMENTO DO MST.

    ESTA DEVE SER A IDEIA DE PRODUTIVIDADE DO “MOVIMENTO.”

    AS TARTARUGAS PRODUZEM, ELES ROUBAM E VENDEM OS OVOS.

    DEVE SER A PISICULTURA AUTOSUSTENTAVEL DO INCRA…

    MAIS UM POUCO, ADEUS TARTARUGAS!

    http://www.aldia.cr/galerias/tortugasostional/slides/MVQ_7812.J

    http://www.aldia.cr/galerias/tortugasostional/slides/MVQ_7918.J

    http://www.aldia.cr/galerias/tortugasostional/slides/MVQ_7934.J

    http://www.aldia.cr/galerias/tortugasostional/slides/MVQ_7907.J

    http://www.aldia.cr/galerias/tortugasostional/slides/MVQ_7904.J

    http://www.aldia.cr/galerias/tortugasostional/slides/MVQ_7945.J

    http://www.aldia.cr/galerias/tortugasostional/slides/MVQ_7937.J

    http://www.aldia.cr/galerias/tortugasostional/slides/MVQ_7895.J

    http://www.aldia.cr/galerias/tortugasostional/slides/MVQ_7759.J

    ROUBAM OS OVOS DAS TARTARUGAS, PARA VENDER.

    POR FAVOR.

    REPASSEM ESTA MENSAGEM SEM MODERAÇÃO, O PLANETA AGRADECE.”

    Resposta
  • 27 de agosto de 2010 em 20:27
    Permalink

    SA-FA-DE-ZA !!
    É a palavra mais educada que encontro para definir isso.
    E olha que eu não tenho procuração para atuar em defesa do MST.
    Para dizer a verdade nem conheço direito o movimento.
    Só por essa, repito, SA-FA-DE-ZA que fizeram já me tornei simpatizante deles.
    Não li ainda (o estatuto) e JÁ GOSTEI !! Podem contar comigo a partir de agora.
    Simples assim e que fique registrado aqui para quem quiser ver.

    Resposta
    • 27 de agosto de 2010 em 23:13
      Permalink

      Me solidarizo com sua indignação, Anabel. E digo mais: isso é coisa de gente covarde, se me permite. Porque a mensagem é apócrifa. Quem iniciou isso não tem coragem de mostrar a cara, o que só confirma o que estou dizendo. E o Jungman também tem culpa no cartório por se acumpliciar na baixaria.

      Resposta
  • 26 de agosto de 2010 em 22:01
    Permalink

    Eu recebi, desconfiei e antes de repassar vim checar no google e cheguei nesses esclarecimentos. Mas também vi que tem outros sites e blogs confirmando que é pegadinha. Desse jeito me salvei e escapei de pagar o maior micaço nas redes sociais que frequento.

    Resposta
    • 27 de agosto de 2010 em 00:06
      Permalink

      Já imaginou? Você tomou a atitude preventiva correta que, aliás, tem motivado centenas de visitas diárias ao Matéria Incógnita, de acordo com os dados estatísticos de monitoramento do blog.

      Resposta
  • 26 de agosto de 2010 em 14:19
    Permalink

    Na véspera do início da propaganda na TV saiu uma pesquisa aqui em Recife mostrando o Rauuuuul com 9% dos votos. Só isso e os outros disparados lá encima. Três semanas antes ele tinha 13%. Então o Diário de Pernambuco foi atrás para saber dele o que achava. Saiu a manchete:

    Jungmann comemora resultado de pesquisa do Diario Data Associados

    (http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20100816182926&assunto=12&onde=Politica)

    Donde eu pergunto: na rabeira da pesquisa ele viu motivo para comemorar o que? Me lembrou aquela piada velha da hiena que comia “melda”, transava uma vez por ano e ainda achava graça. Mais ridículo que o Rauuuuul impossível.

    Resposta
    • 26 de agosto de 2010 em 15:18
      Permalink

      Mesmo sendo um dos queridinhos da Globo.

      Resposta
      • 26 de agosto de 2010 em 15:32
        Permalink

        Concordo, o que prova que ela não influencia mais ninguém. É o abraço do afogado.

        Resposta
  • 25 de agosto de 2010 em 20:51
    Permalink

    tem que prestar atenção em emails que chegam cheios de letra maíuscula pedindo para repassar tipo corrente.

    Resposta
    • 25 de agosto de 2010 em 23:44
      Permalink

      “Pedindo” não: mandando, exigindo, intimidando, do jeito que escrevem.

      Resposta
  • 25 de agosto de 2010 em 15:27
    Permalink

    O Vox Populi, que é mais confiável que o Ibope, mostra que o Raul Jungman não se elege nem que a vaca tussa. Ele continua empacado faz um mês em 10 pct da preferência. Esse é outro que será riscado do mapa político. Babau pra ele.

    Resposta
  • 25 de agosto de 2010 em 11:42
    Permalink

    Eu não tenho nada contra nem a favor do MST mas fico indignada com qualquer acusação injusta seja contra quem for. MM

    Resposta
  • 24 de agosto de 2010 em 18:59
    Permalink

    Teve um nobre colega comentarista que propôs que o raul jungmnan (com minúsculas, hem, por favor não edite!) siga os passos do traíra roberto freire (minúsculas idem!) e venha pegar uma “boca” aqui em São Paulo.

    Cruz credo! Tá me tirando?

    Trate de descartar o entulho autoritário por aí mesmo, longe daqui. Se vire que o problema é seu! Quem pariu “raul” que o embale…

    Resposta
    • 24 de agosto de 2010 em 20:43
      Permalink

      Antigamente eram os retirantes pobres que vinham para cá em busca de oportunidades, porém à custa de trabalho duro.
      Agora é a elite nordestina oligárquica e fracassada nas urnas que vem de mala e cuia para manter alguns privilégios.
      Então, vinde a nós agripinos, heráclitos e virgílios, porque em coração tucano sempre cabe mais uma alma penada!

      Resposta
      • 24 de agosto de 2010 em 21:57
        Permalink

        Paulistas, preparai-vos para recebê-lo de braços abertos. Tchããããn….

        Números mais recentes do Ibope para as duas vagas do Senado de Pernambuco a menos de um mês e meio das eleições:

        . Humberto Costa (PT) 44%

        . Marco Maciel (DEM) 43%

        . Armando Monteiro (PTB) 27%

        . RAUL JUNGMANN (PPS) 12%

        kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!

        Resposta
        • 24 de agosto de 2010 em 22:32
          Permalink

          Não acredito! NINGUÉM MERECE! Será que ele vem mesmo???

          Resposta
  • 24 de agosto de 2010 em 16:17
    Permalink

    Ao observar os comentários reparei que aqui as pessoas não são ofendidas por trolls, como acontece em outros blogues que tratam desse assunto. Os caras já chegam ameaçadores, “gritando” e insistindo na balela que é crime ambiental sim, não dão o braço a torcer de jeito nenhum. No twitter então é um horror, um show de falta de educação. Como foram 100% desmascarados agora passaram a alegar que pouco importa de onde são as imagens, que elas retratam “simbolicamente” o que acontece também aqui em todo o Brasil, e não só no Rio Solimões. É muita falta de argumento porque ficam no tro-lo-ló (hehehe) e não apresentam mesmo nenhuma prova. O que chateia é que alguns blogueiros parecem liberar o espaço a esses sujeitos para se divertir com a baixaria e a desqualificação dos que querem somente contribuir no aprimoramento dessa questão. Tenho para mim que vocês estão no caminho certo.

    Resposta
    • 24 de agosto de 2010 em 16:26
      Permalink

      Sinta-se à vontade, William, aqui não há esse risco. Todos são do bem e a frequência, como se percebe claramente, é de alto nível e super colaborativa. Além do mais o filtro adicional antispam do Akismet é implacável com essas figurinhas carimbadas. Se algum troll quiser se arriscar, tenha a certeza de que irá direto para a lista negra do sistema. E assim, já era!

      Resposta
  • 24 de agosto de 2010 em 12:10
    Permalink

    tem uma penca de relatos na net de surfistas que foram ate la mostrando fotos de como a reserva de ostional e protegida. os habitantes trabalham o ano todo fiscalizando e fazendo a manutencao do local.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2010 em 23:22
    Permalink

    Tentaram de novo tocar terror, desta e mais uma vez com o MST, o eterno saco de pancadas. Mas a ‘bomba’ que os bobos repassaram não passava de um ‘traque’ muito do mal armado. Quem provocou o ‘chabu’ foi essa blogosfera danada de boa.
    Acharam que a mensagem estúpida iria emplacar por causa da semelhança física dos ribeirinhos amazonenses com o povo nativo da América Central. São tão idiotas (influenciados pela cegueira dos ‘jornalistas’ do PIG) que se esqueceram desse pequenino detalhe: hoje em dia se desmonta uma farsa com apenas alguns cliques no mouse.
    E aí, meu, a credibilidade dessa gente manipuladora vai ó, pro beleléu. Não existe mais jeito de escapar. Simples assim.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2010 em 21:45
    Permalink

    Posso contar uma coisa? Já recebi o hoax umas 10 vezes, acho que mais até. Coincidentemente todos foram enviados por pessoas aqui de São Paulo, capital, essa ilha de conservadorismo descolada da realidade nacional. Sintomático, não?

    Resposta
    • 23 de agosto de 2010 em 22:07
      Permalink

      Então, Renata, só para engrossar a autocrítica, beeeeem baixinho, aqui entre nós e que ninguém nos ouça… EU TAMBÉÉÉÉÉM !!!!!!!

      Resposta
    • 24 de agosto de 2010 em 09:18
      Permalink

      Sinto vergonha do nosso estado, que vai perigosa e politicamente se isolando do Brasil, uma pena e uma burrice do povo paulista, capitaneado pelo Estadão, Editora Abril e Folha de S. Paulo. Seria hipocrisia tentar esconder e isto merece mais atenção de todos pois é gravíssimo o ódio que se prega aqui contra avanços sociais de forma sistemática e constante.

      Resposta
  • 23 de agosto de 2010 em 11:19
    Permalink

    A galeria do jornal AlDia mostra direitinho as fotos usadas (lá da Costa Rica) nesse emêio mentiroso para criar a mistificação sobre o MST e o rio Solimões.

    Impressionante mesmo a cara de pau dessa gente.

    Mais uma prova de que a mentira tem pernas curtas e não se sustenta nesses tempos de internet.

    Parabens ao blog pela pesquisa e pelos esclarecimentos.

    Continuem seguindo em frente que a verdade é o melhor antidoto que podemos usar.

    Marcelo Soares

    Resposta
    • 23 de agosto de 2010 em 15:57
      Permalink

      Para compensar a lambança por sorte recebi logo depois outro email fazendo essa critica ao RJungman.

      Resposta
  • 22 de agosto de 2010 em 21:55
    Permalink

    Que raiva, que nojo isso me dá. Tinha que ter o dedo podre do Raul Jungmann por trás da bandalheira. Sempre ele, sempre, não é de se admirar.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2010 em 19:03
    Permalink

    Nossa! minha amiga tava do meu lado quando recebeu isto… logo falei… dá uma pesquisada, pq tá cheirando a mentira.

    Resposta
  • 20 de agosto de 2010 em 23:43
    Permalink

    hehehehehe… soh sendo mto burro p tocar o hoax em frente. tah na kra q eh fake.

    Resposta
  • 20 de agosto de 2010 em 19:57
    Permalink

    Jungmann? O Raul? Então está explicado.
    Esse é outro que arrisca não se reeleger dessa vez.
    Igual ao chefão dele, o tal de Roberto Freire, que não arranja voto aqui em Recife nem para sindico de edifício e teve que fugir para Sumpaulo.
    Quem sabe tambem não arruma uma boquinha de 20 mil lá no governo paulista?
    Pelo menos some daqui de uma vez por todas e deixa de nos aperrear.

    Resposta
  • 20 de agosto de 2010 em 16:03
    Permalink

    Eu não aguento mais receber este e-mail mentiroso. Vira e mexe tá pingando uma praga virtual dessas na minha caixa. Dia desses um veio infectado com vírus. Só não executou porque uso Linux. Quem tem a porcaria do Windows tem que ficar ligado. Ou seja, a maioria.

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: