A cobra-fantasma de Marte e as profecias do Calendário Maia

Jato de vapor em Marte

ASSOMBRO MARCIANO

Do blog ECOnsciência

Fumacinha cabulosa foi esta que apareceu serpenteando sobre o solo do planeta vermelho. Imediatamente os portais saíram com manchetes escandalosas: Cobra-fantasma assombra Marte!

Olhando com atenção não é mesmo muito fácil compreender o que é exatamente a imagem da “cobra de fumaça” capturada pelo satélite da missão espacial MRO – Mars Reconnaissance Orbiter.

A justificativa da NASA é mais simples do que parece. “A foto foi tirada em uma época do ano na qual o planeta está mais distante do Sol. Assim como na Terra, os ventos em Marte são alimentados por aquecimento solar, o que provoca nuvens de poeira em certos períodos”, explicou a agência.

Ou seja, oficialmente a fumaça que vemos na foto nada mais é do que uma nuvem de poeira sendo varrida ao sabor do vento em meio à solidão da região Norte de Marte.

Assim como poderia ser um gêiser espirrando densos jatos de vapor d’água. Uma nascente termal marciana? Admitir um negócio desses já seria querer demais da NASA.

CALENDÁRIO MAIA

A outra notícia recente da agência espacial norte-americana foi a divulgação de um novo vídeo (em inglês), dando uma série de explicações para justificar por que o mundo não vai acabar em 2012. Quem afirma isso é o cientista Don Yeomans, ao tratar de desmentir todos os cenários apocalípticos previstos para este ano.

Além de desmascarar o mito de que o calendário maia termina em 21 de dezembro de 2012, ele também nega a hipótese de a Terra ser atingida por algum planeta desgovernado, a possibilidade de uma mudança magnética polar mudar a trajetória do globo terrestre e a teoria de que uma labareda solar irá nos consumir.

Deixe um comentário simpático neste artigo: