Ouvir música fortalece e ajuda na cura de doenças do coração

AS MÚSICAS QUE BATEM DENTRO DO PEITO

Música fortalece o coração

Aquilo que todo mundo percebia intuitivamente ou sentia pulsando dentro do peito foi confirmado pelos cardiologistas: ouvir música faz bem ao coração.

Pesquisadores da Universidade de Nis, na Sérvia, revelaram que os acordes melodiosos, além de fortalecer o “relógio biológico”, ainda ajudam na recuperação dos doentes com problemas cardíacos.

As conclusões do estudo dão conta de que as sensações sentidas, ao ouvir os nossos temas e melodias preferidos, são benéficas à saúde do sistema circulatório.

Nos ensaios, 74 pacientes foram divididos em três grupos:

. um para ter aulas de exercício físico durante três semanas;

. outro para ter as mesmas aulas mas também ouvir música à sua escolha, a qualquer altura do dia, durante 30 minutos;

. e um último que só ouvia música, sem fazer os exercícios cardiovasculares, ao contrário daquilo que é habitualmente prescrito aos doentes com este tipo de patologias.

OS RESULTADOS

No final, aqueles que ouviram música e levaram a cabo o plano de exercícios cardio revelaram significativas melhorias a nível do funcionamento do coração, com a aptidão física registrando uma evolução de 39%.

O grupo que só praticou exercícios aeróbicos revelou uma melhoria de 29% nas suas capacidades físicas.

Os que não fizeram qualquer tipo de atividade além de ouvir as suas músicas preferidas durante uma hora e meia por dia, mesmo assim deu provas de 19% de evolução a nível cardíaco.

Os resultados foram apresentados no congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia e dão conta da libertação de hormônios chave para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

DANOS AO CÉREBRO

Em comunicado, Delijanin Ilic, líder da investigação, explica que “quando ouvimos música, o nosso cérebro liberta endorfinas que melhoram o desempenho cardiovascular”.

“Não há nenhuma música que seja a ‘melhor’ para se ouvir. O que interessa é aquilo que a pessoa gosta e a faz feliz”, acrescenta a especialista.

Outros estudos anteriormente realizados sugerem, por exemplo, que o heavy metal pode provocar mais stress, enquanto a ópera, a música clássica e as mais animadas tendiam a estimular mais endorfinas.

No entanto, a responsável desmistifica a hipótese, garantindo que o que interessa mesmo é a pessoa sentir-se bem, gostar realmente daquilo que ouve.

Além disso, embora os ensaios tenham sido feitos apenas com pacientes com problemas cardíacos, Ilic acredita que os resultados são aplicáveis a uma população muito mais abrangente.

Também por intuição, pode-se fazer uma ressalva final: cuidado, certas letras e ritmos musicais, mesmo que não façam mal direto ao coração, certamente podem provocar danos irreversíveis ao cérebro.

2 comentários em “Ouvir música fortalece e ajuda na cura de doenças do coração

  • 5 de março de 2014 em 18:12
    Permalink

    a gente as vezes ama e não esquece. imagine quando aquela pessoa pede para ficar com vc e essa pessoa não sabe que vc a ama e seu coração começa a bater bem forte.

    a gente começa a beijar e depois ele fala se vc quer namorar. vc fala que não, aí ele vai se tocar e perceber que vc amava ele desde o começo….

    isso nunca aconteceu comigo. eu queria amar uma pessoa que tb gostasse de mim. parece que para nós mulheres é facil, mas eles só pensam em coisas que a gente não gosta de fazer….

    tá na hora da gente crescer e mudar. vamos parar de ser besta para esses garotos, esses bobos que não valorizam o que têm… é bom ser amado.

    então gente, vamos chegar em frente. beijos de bruninha-brunete….

    Resposta
    • 5 de março de 2014 em 20:00
      Permalink

      Isso, Bruninha, não perca as esperanças. Valorize-se porque pode surgir, sim, um homem de verdade na sua trajetória. Boa sorte e beijos idem.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *