Ku:Rin – o triciclo movido a ar comprimido da fábrica de carros Toyota

VEÍCULO ECOLÓGICO JAPONÊS

Do blog ECOnsciência

Os protótipos nascem assim mesmo, com um jeitão um tanto esquisito e pouco funcional. Primeiro os engenheiros têm que saber se funcionam, depois é que os designers entram em ação para dar traços e contornos definitivos de veículos comerciais, de verdade.

Aí, então, quem sabe um dia cheguem ao mercado consumidor — desde que vençam, é claro, uma luta ferrenha contra os poderosos interesses financeiros, principalmente, das indústrias petrolíferas.

Kurin - triciclo movido a ar comprimido

De todo jeito, esta é mais uma tentativa, desta vez da Toyota, de desenvolver um veículo que dispense a gasolina, hidrogênio ou eletricidade para andar.

No caso, o triciclo,  nomeado como Ku:Rin (derivada do japonês ku, para “ar”, e rin, para “roda”), utiliza somente ar comprimido.

Com essa tecnologia, a montadora japonesa pretende chegar ao livro Guinness dos recordes. O modelo, que mede 3,5 m de comprimento e 80 cm de largura, atingiu 129,2 km/h em um teste realizado no dia 9 de setembro.

O projeto foi desenvolvido por aproximadamente 40 jovens técnicos no centro de pesquisa da companhia, aplicando a tecnologia de um compressor para ar-condicionados de carro.

O ar comprimido atua como um meio de armazenamento de energia, assim como uma bateria em um carro elétrico.

O projeto faz sentido: além de fabricar automóveis, motores e componentes eletrônicos, o grupo Toyota é o maior fornecedor de compressores de ar condicionado de automóveis do mundo, com produção anual de 20 milhões de unidades.

Fonte

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora


2 comentários em “Ku:Rin – o triciclo movido a ar comprimido da fábrica de carros Toyota

  • 2 de março de 2014 em 11:53
    Permalink

    please send me a link for your site in English

    thank you

    Resposta
    • 2 de março de 2014 em 20:11
      Permalink

      Hi, Rohn!
      We don’t have an english version of our website but you can use the automatic translator in the sidebar, just below the social buttons.
      Thanks!

      Resposta

Comente o artigo ou use a nossa página de CONTATO para fazer consultas sobre produtos: