Zzyzx é eleito como um dos nomes de bebê mais bizarros

OS ÍNTIMOS PODEM ME CHAMAR DE ZEZINHO

Zzyzx nome de bebê

Nos meus velhos tempos como redator numa emissora de rádio carioca, um conselheiro de segurança nacional norte-americano vivia esquentando a Guerra Fria entre os EUA e a extinta União Soviética.

Altamente intervencionista, o camarada, de ascendência polonesa, não saía do noticiário internacional, o que levava os locutores ao desespero na hora de pronunciar o seu nome: Zbigniew Brzezinski.

A fim de facilitar a vida dos leitores de nossos textos, costumávamos redigir o antropônimo de maneira abrasileirada: ESBIGUE-NIÉVE / BRISE-ZINSQUE. Assim mesmo, em caixa alta, com barra e hífens.

Para quem não conhece os meandros radiofônicos, palavras estrangeiras ou no nosso idioma, porém com muitas consoantes, costumam ser o terror de sujeitos com voz empostada, mas despreparados.

Aliás, havia um comunicador muito famoso e, por isso mesmo, metido a besta que só ele. Acabou sendo eleito deputado várias vezes. Com o ego lá no teto, seu esporte favorito era pegar no pé da redação.

Mas descobrimos o seu ponto fraco: ele não gostava de dar notícias relacionadas à Petrobras porque tinha dificuldade em falar de forma fluida palavras com “erres” dobrados. Foi a senha para a vingança.

A partir daí, sempre que havia uma oportunidade lascávamos notas sobre “trabalhos de infraestrutura petrolífera na área de Campos” e vai por aí afora. Com isso, ganhamos um inimigo para a vida toda.

Zzyzx name baby

Tais lembranças me ocorreram ao receber do nosso colega Yuri Vandereer a informação de que Zzyzx apareceu numa enquete do site eBabyNames como um dos nomes mais esquisitos já registrados.

E apesar do que possa parecer, Zzyzx não é um nome inventado; de fato, de acordo com registros da Administração da Segurança Social dos EUA, cinco bebês receberam o nome nos últimos 15 anos.

Tudo leva a crer que ele tenha sido inspirado tanto por um condado quanto por uma estrada que corta San Bernardino, na Califórnia, por causa de seu status como “a última palavra no idioma inglês”.

“A única razão para que alguém registre o seu filho como Zzyzx só pode ser por algum instinto sádico, tortura ou sede de vingança”, disse uma das 1 mil 500 pessoas que participaram da pesquisa.

Se, aqui no Brasil, a breguice na escolha de nomes está associada ao uso inapropriado de ípsilons e agás entre vogais e consoantes, lá nos States tem mais a ver com o significado. Veja o Top Ten:

1. Zzyzx: forçando a barra, a pronúncia mais provável em inglês seria algo parecido com Zay-Zix.

2. Nimrod: nome de origem hebraica, associado a “rebelião” além de “poderoso caçador”, em Gênesis.

3. Moo: cinco casais deram a suas meninas o nome onomatopaico de “mugido”, em 2011.

4. Lucifer: nome associado ao “diabo”, mas que na verdade significa “portador da luz”.

5. Zamzam: possivelmente derivado do nome de uma fonte árabe.

6. Dzyre: nome de menina que vem da palavra “desejo”.

7. Jealousy: Em 2003, cinco crianças receberam este nome ligado a “ciúme” ou “ressentimento”.

8. Bush: nome de menino, provavelmente derivado do sobrenome da família de dois ex-presidentes.

9. Kyller: nome sinistro de menino eleito como o mais popular em 2011.

10. Mc: nomes começando com Mc e Mac têm raízes irlandesas e escocesas, significando “filho de”.

Fonte

Deixe um comentário simpático neste artigo: