Vendo através do ônibus que segue à sua frente numa estrada

ULTRAPASSAGENS MAIS ‘TRANSPARENTES’

Imagine a situação: você dirige numa estrada estreita atrás de um ônibus ou caminhão enorme e, coisa comum de acontecer, não consegue enxergar direito os carros que vêm em sentido contrário.

Então o que você faz para não ficar perdendo seu precioso tempo? Aperta um botão e o veículo que trafega à sua frente fica transparente. Aí você realiza a ultrapassagem, com toda a segurança.

Ultrapassagem com segurança

É que um novo sistema de realidade aumentada usa a imagem captada pela câmera do veículo que vai à frente, projetando-a em uma tela entre o painel e o pára-brisas do carro que segue atrás.

Esse tipo de comunicação, desenvolvida por uma equipe da Universidade do Porto, em Portugal, é uma das possibilidades criadas pelas chamadas redes veiculares para interligar os automóveis.

O software identifica a traseira do veículo que vai à frente, para que a imagem seja projetada exatamente sobre ela, criando um efeito muito realístico de “transparência”.

O resultado é que, por uma espécie de “janela” virtual, o motorista “vê através” do outro veículo, podendo decidir o momento mais seguro de fazer a ultrapassagem numa boa.

O retardo da imagem é de 200 milissegundos. Significa que, a 90 km/h, um carro vindo na direção contrária aparecerá na câmera como se estivesse 10 metros mais longe do que realmente está.

Deixe um comentário simpático neste artigo: