Veículo de duas rodas, meio carro e meio moto, se equilibra sozinho

Motocarro C1

C1 DA LIT MOTORS

Do blog HotGaragem

O C1 está mais para um carro cortado ao meio, embora lembre algum tipo estranho de motocicleta movida a eletricidade. É uma criação de Danny Kim e sua equipe de engenheiros da LIT Motors.

Eles descrevem seu veículo inovador exatamente assim, como um “carro cortado pela metade”. Mas logo se esquecem, e voltam a chamá-lo de “moto”.

Desenvolvido para suportar impactos, o C1 é um veículo de duas rodas estabilizado por giroscópios controlados eletronicamente para criar mais de 500 quilos de força de tração.

Isso ajuda a manter o veículo de pé e apto a enfrentar condições adversas como chuva, neve e até colisões.

“Desenvolvemos nosso próprio algoritmo de estabilidade, que mantém (o motorista) seguro e faz a moto acessível a qualquer pessoa,” opina Kim.

Segundo ele, o motorista deve ser habilitado a dirigir um automóvel, mas não precisa entender nada de motos.

Motocarro C1

O protótipo do C1 lembra o de uma moto, mas com uma cobertura aerodinâmica. A moto, ou “meio-carro”, é capaz de inclinar-se até 15 graus, capacidade que deve aumentar em versões futuras do projeto.

O objetivo de seus criadores é que o veículo tenha autonomia de 320 quilômetros por recarga de bateria.

A velocidade máxima do C1 é de 193 km/h, e ele vai de zero a 96 km/h em cerca de seis segundos.

A versão do C1 para o varejo deverá ficar pronta em 2014, a um custo de 24 mil dólares — preço considerado excessivo por muitos observadores do mercado.

A LIT Motors afirma que pretende reduzir o preço no futuro, quando for possível lucrar com a escala de vendas.

O C1 também deve incluir airbag, cinto de segurança e portas reforçadas com aço, para aumentar a segurança do motorista/motociclista.

E, para completar, já existe até uma versão para transporte de pequenas cargas que promete ser o sonho dos motoboys.

C1 Lit Motors para carga

Via Inovação Tecnológica

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