Vagas para estágios em empresas: você já garantiu a sua?

DICAS DE PLATAFORMAS PARA ESTAGIÁRIOS

Estágios para estudantes

Os estudantes brasileiros nunca tiveram tantas oportunidades para voar tão alto logo no início de suas carreiras profissionais como agora. E o melhor de tudo: terminar a faculdade com trabalho já garantido.

Se as taxas de desemprego no Brasil são as menores registradas desde o início da série histórica do IBGE, há 12 anos, mais acelerado que o número de admissões com carteira assinada é o crescimento na oferta de vagas para estágios em empresas.

Um levantamento realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) resultou na marca de 256 mil estagiários contratados em 2013, um número 11% mais alto que o registrado no ano anterior.

Empresas públicas e privadas têm despertado para a importância social e intelectual dos estudantes, de acordo com o presidente executivo da instituição, Luiz Gonzaga Bertelli, em nota no portal do CIEE.

Um dos mais conceituados no país, o centro ajuda estudantes de nível médio e superior a encontrarem vagas em empresas pré-cadastradas, que disponibilizam espaço para formandos com ou sem experiência. Atualmente, há cerca de 9 mil vagas disponíveis no site.

Outro site fundamental para graduandos em busca de estágios é o Passei Direto, rede social acadêmica que promove a interação entre alunos e grandes empresas, auxiliando-os a encontrarem a vaga ou o profissional adequado, além de disponibilizar materiais para estudos.

O ‘PD’ é utilizado para expor a formação dos usuários e possui vantagens como utilizar o perfil pessoal do Facebook para o cadastro pessoal e aplicativo para celular. Ao todo, mais de 1 milhão e 500 mil universitários participam do portal.

Vagas de estágios

Para estimular a criatividade dos candidatos, o site desenvolveu a área “Gamificação”, onde usuários compartilham conhecimentos e podem se destacar, passando de “Calouro” a “Oráculo”.

Já o portal Trampos é indicado para estudantes da área de Comunicação e Design e, além de estágios, há trabalhos para freelancers e empregos fixos. O site possui em média 400 vagas disponíveis e diversas parcerias com grandes empresas.

Com formato de blog, os responsáveis informam sobre os trabalhos mais procurados pelos usuários e textos relacionados com as profissões da sua área, entre outras dicas de como conseguir estágio.

Assim como o Passei Direto, o Trampos possui aplicativo para smartphones, o que facilita o acesso a qualquer hora.

Outra plataforma utilizada por empresas na hora de avaliar candidatos, é o LinkedIn. O local é utilizado como rede de relacionamentos onde diversos profissionais publicam seus currículos e experiências no mercado de trabalho.

Apenas no Brasil, estima-se em 2 milhões o número de usuários ativos, frequentemente requisitados por empresas de todo o país.

Apesar de ser considerado uma rede social, a linguagem utilizada deve ser formal e objetiva. O LinkedIn também possui aplicativo para celular.

Além destas ferramentas, obter informações na própria instituição de ensino auxilia os graduandos na conquista dos estágios. Bolsas e benefícios variam de acordo com a área de atuação e a empresa contratante.

Oferta de estágios

Deixe um comentário interessante neste artigo: