UVB-76, a Rádio Fantasma russa que ninguém consegue entender

O MISTÉRIO QUE CHEGA EM ONDAS CURTAS

Adeptos das Teorias da Conspiração acreditam que ela emite ondas sonoras de origem alienígena capazes de alterar nossos pensamentos ou que seriam frequências transmitidas de outras dimensões.

Os mais realistas imaginam tratar-se de sinais ultra-secretos da antiga União Soviética, com mensagens em código para espiões comunistas em países inimigos. Assim é a UVB-76, a Rádio Fantasma russa.

Rádio russa MDZhB

A UVB-76, também conhecida como MDZhB, é uma estação de rádio de ondas curtas, que transmite na frequência 4.625 kHz.

Ela ficou conhecida entre os ouvintes de rádio como The Buzzer (A Cigarra), porque emite um zumbido monótono que se repete a uma taxa aproximada de 25 tons por minuto, durante 24 horas por dia.

A estação tem sido observada desde 1982 e, em raras ocasiões, o sinal de alarme foi interrompido para a transmissão de uma voz em idioma russo. No entanto, o que é falado e quando é falado deixa tudo mais absurdamente misterioso.

Ninguém sabe o que as mensagens querem dizer, nem porque ela emite apitos e números há tantos anos, desde a época da extinta URSS.

Claro que com o tempo, mais e mais pessoas se viram obcecadas em desvendar o mistério radiofônico. Existe muita especulação sobre a natureza e  a sua razão de existir, mas, no entanto, o verdadeiro objetivo desta estação ainda é desconhecido.

A UVB-76 transmite um som vibrante, que dura 0,8 segundo, pausando por 1-1,3 segundos, e repetindo-se 21-34 vezes por minuto. Um minuto antes de cada hora, o tom de repetição é substituído por um ruído contínuo por um minuto até que o tom de repetição volte a tocar.

A MÁQUINA DO JUÍZO FINAL

Sabe-se que entre as 07:00 e 07:50 GMT, a estação transmite com baixo consumo de energia. Provavelmente é quando a manutenção do transmissor ocorre. O som gerado pela estação, lembra um chiado igual ao de rádio acompanhado de um rápido barulho de um navio.

Após longo tempo de pesquisas alguns grupos de investigação amadora descobriram que o sinal da UVB-76 partia de  um gorodok voyenni (pequena cidade militar) perto da aldeia de Povarovo.

Na época da Guerra Fria, as instalações secretas da região eram o epicentro da chamada “Máquina do Juízo Final”, também conhecida como a “arma do soldado morto” da ex-União Soviética, programada para lançar uma onda automática de mísseis atômicos em retaliação a um ataque nuclear dos EUA.

Mas isto não explica tudo porque a UVB-76, como um fantasma, sumiu de seu ponto de origem para reincorporar em outros locais. Mesmo com o fim do regime comunista, até hoje a rádio assombra quem a invoca através do dial.

Veja mais vídeos, fotos e conheça a fascinante história no Mundo Gump

Deixe um comentário simpático neste artigo: