Um em cada três seres humanos é cristão e vai comemorar o Natal

Número de cristãos no mundo

O CRISTIANISMO NO MUNDO

A Cachaça da Happy Hour

De cada três pessoas que habitam o mundo apenas uma vai comemorar o Natal este ano, já que a maioria ou não tem nenhuma ou segue outras religiões, diferentes do Cristianismo, como o Islamismo, Hinduísmo, Budismo etc.

Em números redondos, essa relação corresponde a cerca de 2,2 bilhões de cristãos, ou 32% da população mundial, que recentemente acabou de chegar a 7 bilhões, segundo dados da ONU.

O estudo foi realizado pelo Centro Pew de Pesquisa dos Estados Unidos, detalhando que metade dos que dizem seguir a orientação cristã é formada por católicos, sendo 37% protestantes ou evangélicos. O restante compõe-se de ortodoxos e outras seitas minoritárias.

“Os cristãos também se expandiram do ponto de vista geográfico, estando tão distantes uns dos outros de fato que nenhum continente ou região pode presumir ser o centro do cristianismo mundial”, destaca o relatório intitulado Global Christianity.

Mapa mundi das religiões cristãs

Assim como há um século, os cristãos representam uma proporção significativa da população mundial. Mas enquanto, em 1910, dois terços estavam na Europa, atualmente estão espalhados mais amplamente em termos mundiais. (clique no mapa para ampliar)

Quase 34% dos cristãos estão na América do Norte e do Sul; 26% na Europa, enquanto que 23,6% vivem na África subsaariana e 13,1% na região Ásia-Pacífico. Apenas 0,6% está no Oriente Médio e norte da África.

“O cristianismo de hoje — ao contrário de há um século — é realmente uma fé global”, segundo o informe Cristianismo Global, produzido pelo Forum Pew sobre Religião e a Vida Pública.

Estados Unidos, Brasil e México lideram a lista de nações. As conclusões do Centro Pew estão publicadas em seu site www.pewforum.org, com uma análise país por país.

Com Terra

Deixe um comentário simpático neste artigo: