Troca-troca ou intercâmbio temporário de casas ao redor do mundo

OPÇÃO ECONÔMICA DE FÉRIAS NO EXTERIOR

Troca de casas no Verão

Com várias cidades brasileiras registrando as mais altas temperaturas do mundo neste verão, algumas com sensação térmica de 52ºC, muita gente deve estar pensando em sumir do mapa antes de derreter.

Não para a Europa ou EUA – tá doido! – onde o frio é o extremo oposto, elevando o choque térmico a uma diferença de quase o dobro; mas, quem sabe, a um lugar paradisíaco, como Zanzibar, por que não?

Mesmo que a grana seja curta, este sonho é possível realizar sem gastar um centavo com hospedagem. Atualmente já existem diversos sites que oferecem a troca temporária de casas ao redor do planeta.

Você escolhe uma casa para passar uns dias, enquanto cede sua própria moradia para outra pessoa. Assim, é possível viajar sem gastar nada com estadia, que muitas vezes é a parte mais cara da viagem.

Um deles é o GuestToGuest. Criado pelo francês Emmanuel Arnaud em 2011, o site tem mais de 30 mil casas cadastradas em 162 países. No Brasil, por enquanto, há atualmente 950 imóveis cadastrados.

Troca de casas nas férias

A diferença – ou a maior vantagem – do GuestToGuest em relação à concorrência é que ele é gratuito. Daí o seu sucesso.

Já o HomeExchange, tem casas e apartamentos disponíveis para troca em todas as partes do mundo. As opções vão desde um imóvel no Rio de Janeiro a até em Dar es Salaam, na Tanzânia. O site tem páginas traduzidas para 14 idiomas (inclusive o português).

Muitos outros possuem um número menor de residências cadastradas, mas também são boas opções para quem quiser procurar um lugar para passar as próximas férias.

O lance é pesquisar bastante no grande oráculo, que ele nunca falha. No geral, os planos de assinaturas variam em média de R$ 24 a R$ 283. Bom para quem entrar de cabeça na jogada.

Este tipo de negócio foi até tema de filme em Hollywood. Na comédia româtica “The Holiday” (O Amor Não Tira Férias, no título em português), as personagens interpretadas por Cameron Diaz e Kate Winslet fazem o intercâmbio de casas durante as férias.

Deixe um comentário interessante neste artigo: