Tempo parou com feixe de luz congelado dentro de um cristal

OS FÍSICOS CONSEGUIRAM CAPTURAR A LUZ

Luz capturada

Foi uma façanha incrível, como se os físicos tivessem capturado e congelado… a luz, uma onda eletromagnética que viaja a uma velocidade aproximada de 300 mil quilômetros por segundo.

O número só valoriza o feito conseguido por cientistas alemães que dominaram completamente um feixe de luz, parando seus fótons no espaço, como se o próprio tempo estivesse parado.

Durante 60 segundos eles conseguiram armazenar a energia dentro de um cristal. A experiência é considerada um salto evolutivo que pode ter consequências a nível da computação quântica.

O resultado tem ainda mais importância tendo em conta que durante um minuto o elemento mais rápido de que há conhecimento ficou imóvel.

O tempo em que a luz esteve parada dentro do cristal teria sido suficiente para percorrer cerca de 18 milhões de quilômetros na velocidade normal.

O feito foi conseguido através da abertura de um espaço num cristal opaco com a ajuda de um laser, onde foi depois transmitido o feixe de luz.

Desta forma a luz entrou no cristal e ficou procurando uma brecha por onde sair até que os cientistas da Universidade de Darmstadt lhe abrissem uma passagem.

O cristal estava congelado em temperaturas abaixo de – 230 graus celsius e preservou a informação que existia no feixe de luz: três linhas horizontais como se pode ver na imagem abaixo:

Luz armazenada

Com o passar do tempo o registro da informação foi perdendo força mas ao fim de 60 segundos ainda era visível a “mensagem”.

Esta tecnologia, aplicada numa escala reduzida e prolongada pode ajudar a transmitir informação a grandes velocidades — que seriam depois paradas e analisadas.

Esta não é a primeira vez que a luz foi imobilizada por completo. No início do ano um outro grupo de investigadores tinha conseguido imobilizar a energia durante 16 segundos.

Todavia, o valor já é até considerado desprezível em comparação à proeza realizada agora pelos físicos alemães.

Com InforSalvador

Um comentário em “Tempo parou com feixe de luz congelado dentro de um cristal

  • 28 de julho de 2013 em 21:30
    Permalink

    Muito legal! Aos poucos os cientistas vão descobrindo, o que os antigos místicos ja sabiam, com o diferencial de uma “leve” porém intensa e profunda sabedoria interior. Adorei!!

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: