Telha solar substitui painel fotovoltaico na captação de energia

INOVAÇÃO COM ESTÉTICA CONSERVADORA

Telha fotovoltaica

Se o consumidor mediano, por natureza, é meio avesso a inovações, imagina o conservador. Tanto é verdade que muitos resistem em instalar em seus telhados os painéis fotovoltaicos que convertem a energia do Sol em eletricidade.

Para vencer essa rejeição, duas empresas italianas desenvolveram a Tegola Solare, uma telha com as características estéticas do material convencional, só que dotada de componentes mais leves e capazes de incorporar a tecnologia solar.

Produzida com o objetivo de gerar mais ganhos de eficiência, a nova telha de cerâmica tem uma aparência “normal”, à qual foram incorporadas quatro células fotovoltaicas.

Telhas solares

Segundo as empresas Area Industrie Ceramiche e REM, a inovação pode ser aplicada em qualquer telhado uma vez que a superfície “solar” é adaptável em relação às telhas comuns.

Em caso de dano, apenas se substitui a telha, uma operação fácil e barata pela própria natureza modular do telhado tradicional. A fiação segue sob o telhado para o conversor.

De acordo com o fabricante, uma área de 40 m² gera cerca de 3kw de energia.

Como nem tudo são flores, essas telhas são ainda mais caras do que os painéis convencionais – que no Brasil custam a partir de R$ 17 mil – e encontrar instaladores não é tarefa fácil.

4 comentários em “Telha solar substitui painel fotovoltaico na captação de energia

Deixe um comentário simpático neste artigo: