Tecnologia invisível: um iPhone imaginário na palma da mão

UM AUTÊNTICO ‘PALM-TOQUE’

A ideia é certamente estranha, mas foi criada uma tecnologia que permite manusear um iPhone à distância, sem tocar no aparelho, simulando a tela de um telefone na palma da mão.

Atender chamadas no celular continuará a necessitar de um dispositivo, mas com a versão imaginária será possível acessar aplicativos e recusar uma chamada, como se vê no início do vídeo.

Com esta tecnologia, pretende-se corrigir algumas lacunas de celulares e controles remotos de televisão, permitindo que sejam usados mesmo quando não sabemos onde estão.

Celular imaginário

Para que o sistema funcione são necessárias duas coisas. Numa primeira fase, as pessoas devem conhecer ou memorizar a posição exata das teclas de um aparelho comum.

Em segundo, precisa-se de uma tecnologia capaz de detectar o local pressionado na mão para que um computador possa responder e enviar sinais ao celular.

Utilizadores de iPhones tiveram testados seus conhecimentos quanto à localização exata dos aplicativos de um aparelho mas sem a ajuda de nenhum dispositivo.

“Descobrimos que 68% dos usuários consegue localizar a maioria das aplicações com a palma da mão. Isto significa que a utilização do iPhone prepara as pessoas para o uso de uma versão imaginária”, explicou um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, Patrick Baudisch, da Universidade de Potsdam, na Alemanha.

Sensores de movimento detectam a área da mão que é pressionada. Eles geram sinais de infravermelhos invisíveis, através de um circuito receptor ultra-rápido, que são enviados a um computador que processa a informação recebida e a reencaminha para o iPhone.

Completo no JN Tecnologia

Deixe um comentário interessante neste artigo: