Sucesso na carreira de advogado com o crescimento econômico

Carreira de Advogado

OPORTUNIDADES NA PROFISSÃO

A economia brasileira entrou em rota ascendente, mesmo que a viagem não ocorra exatamente em céu de brigadeiro, como seria preferível. Alguns solavancos e turbulências podem ser creditados à tempestade da crise internacional que, por enquanto, assistimos a distância relativamente segura.

Difícil foi, até a década passada, romper a inércia durante o esforço da arrancada para vencer a estagnação. Até aquele momento, o que se via eram tentativas ou ensaios de recuperação, que nunca passavam de breves voos de galinha, como se diz, correndo pelo terreiro e sem sair do chão.

Salvo a ocorrência de algum cataclisma de proporções bíblicas — ou maias, que estão mais em moda — nada indica que o atual ciclo de crescimento possa fazer pouso forçado antes dos próximos 8 ou 10 anos, segundo projeções dos principais institutos de análise econômica.

O que significa dizer que se abrem oportunidades cada vez maiores para praticamente todas as carreiras profissionais. Não por acaso, os índices de desemprego se situam agora próximos a 6%, que é considerado o ponto de equilíbrio para a manutenção de um estoque rotativo de mão-de-obra.

Raras foram as vezes na nossa história com tanta oferta de empregos para jovens, mesmo com pouca ou nenhuma experiência. Para se ter uma ideia radical, na Grécia — que enfrenta uma crise sem precedentes — pelo menos metade deste segmento não tem qualquer chance de colocação, o que também se vislumbra para o futuro de Portugal e outros países europeus.

SINAIS DE CONFLITOS COM A SOFISTICAÇÃO

Até o momento o mercado interno foi a grande força motriz da economia brasileira, depois que se romperam os diques do crédito às populações de baixa renda, que passaram a ter acesso ao consumo de todo o tipo de produtos. A partir de agora, no entanto, o panorama vai passar por importantes transformações.

Após sua ascensão social, a nova classe média começa a apresentar os primeiros sinais de sofisticação, de busca por artigos de melhor qualidade e exigência por serviços mais diferenciados.

Ora, pelo que se observa em exemplos de outros países que experimentaram processo semelhante, é quando costumam se precipitar conflitos e litígios envolvendo toda a cadeia produtiva, de distribuição e comércio, até chegar ao consumidor final — sejam bens móveis ou imóveis, de consumo ou investimentos.

Advogado de sucesso

Daí se estendem ao — muitas vezes conflituoso — relacionamento dos setores da sociedade com o aparato dos poderes do Estado, em suas diversas instâncias.

É onde, portanto, aparecem oportunidades também para os profissionais da área de advocacia para potencializar o crescimento econômico em favor de seus clientes, de sua carreira e, por extensão, das próprias instituições do País.

GESTÃO EMPRESARIAL

A urgência do modelo de vida e a acelerada dinâmica social nos dias de hoje, requerem dos advogados preparo para enfrentar desafios cada vez mais complexos e inimagináveis há bem pouco tempo. O que não se obtém exclusivamente com experiência, mas treinamento específico em novas qualificações.

E isto deve ser levado em conta já desde o início, inclusive por aqueles que ainda pretendem ingressar ou já se preparam para fazer o Curso de Direito.

Em passado recente, jovens advogados buscavam grandes bancas para dar início a suas carreiras e consolidá-las ao longo dos anos, mas isto mudou. A tendência na atualidade é a reunião dos novos profissionais em escritórios de menor porte, no estilo boutique, com atendimento personalizado em várias áreas. Aí também se encontram ótimas chances de estágios.

Assim, os que se prepararam adequadamente vivem um nítido período de crescimento e lucratividade, tanto por mérito de seus componentes como por ter adquirido uma visão estratégica do negócio, para além do restrito universo das leis.

Daí a importância de desenvolver planos de gestão para que os operadores do Direito possam se consolidar e aproveitar as novas oportunidades que estão surgindo no setor jurídico — o que pode ser obtido sem maiores dificuldades com o auxílio de cursos, pós-graduações e mestrados.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Com o aprendizado, o advogado poderá elaborar o seu plano de negócios, aí incluídas as estratégias organizacional, gerencial e de marketing. Simultaneamente, aprenderá a conhecer o mercado em que atua e as oportunidades de desenvolvimento do empreendimento — como a concorrência, o perfil dos clientes ideais e descobrir novas áreas em expansão.

Neste momento de crescimento econômico, já é possível relacionar algumas áreas de destaque por estarem apresentando grandes oportunidades de negócios na advocacia. São elas: telecomunicações; energia, petróleo e gás; mercado de capitais; fusões e aquisições; arbitragem; meio ambiente; agronegócio; e terceiro setor, entre outros.

Carreira de sucesso

Mas para atender as necessidades destes setores empresariais, será necessária a formação complementar do profissional, não apenas em relação às questões jurídicas vinculadas a demandas existentes nestas áreas, como também voltados a um conhecimento específico dos negócios relativos a estas empresas.

Este novo profissional multidisciplinar terá de desenvolver um conjunto de competências, como habilidade de negociação, produção de conhecimentos, atualizações e inovação. Permear tais atividades com a utilização de ferramentas de promoção e marketing, como: networking; publicação de artigos; uso intensivo da internet, sites e blogs; relações públicas e relacionamento com o cliente.

OPORTUNIDADES PARA CRESCER

Enfim, como acontece em inúmeros campos da atividade humana, atualmente existem no Brasil grandes possibilidades de novos negócios na advocacia capazes de consolidar muitas carreiras.

É importante ter em mente, portanto, que o aproveitamento destas oportunidades exige gestão estratégica e também a quebra de alguns paradigmas.

Por exemplo, a necessidade de adaptação dos profissionais à nova realidade de mercado, desenvolvendo habilidades extracurriculares, como as competências essenciais anteriormente mencionadas e obtidas em um bom curso de direito, para especialização, mas também buscar conhecer mais a fundo o mercado e explorar as potencialidades de negócios.

Neste novo cenário econômico em expansão, o setor jurídico pode tornar-se um mercado profissional bastante atrativo e promissor se todas as oportunidades forem exploradas de maneira adequada e, acima de tudo, com uma visão profissional de negócio.

Deixe um comentário simpático neste artigo: