Símbolo franciscano TAU com cravo tamanho grande

Cruz de São Francisco

PINGENTE DE PEWTER QUE REMETE A UM CRUCIFIXO

O TAU, um dos mais famosos símbolos franciscanos, hoje está presente no peito das pessoas pendurado num cordão ou preso como broche e enfeitando paredes em paineis de metal, num poster ou pintura e etc.

Um expressivo exemplo é este pingente de proporções avantajadas – com quase 7 cm de comprimento – fundido na liga de estanho pewter, de acabamento oxidado, com um cravo preso no centro em meia cana.

Muitas vezes confundido com um crucifixo católico, não deixa de ser admitido como uma das mais antigas representações da cruz cristã, mas aparece antes, como o T grego e a última letra do alfabeto hebraico.

Cruz franciscana de metal

Antes disso, porém, os traços do TAU foram riscados nas cavernas do humano primitivo e entalhados nos objetos de Akhenaton, o Faraó Iluminado do antigo Egito, assim como na arte da civilização Maia.

São Francisco de Assis o atualizou e imortalizou a partir de um afresco, tido como de sua autoria, pintado no século 13 no interior da Capela de Madalena, em Lazio, Itália (veja na última foto desta sequência).

Não criou o TAU, mas o herdou como um símbolo antigo, misterioso e vital que recorda tempo e eternidade: a longa busca do humano querendo tocar o divino e este vindo expressar-se na condição humana.

Fundição em Petrópolis - RJ

Crucifixo TAU em tamanho grande

Cruz franciscana de pewter

Pintura de São Francisco de Assis

Clique nas imagens para ampliar e nos links destacados no texto para ver e saber mais. Pedidos AQUI.

2 comentários em “Símbolo franciscano TAU com cravo tamanho grande

Deixe um comentário interessante neste artigo: