Rural Willys, pioneiro entre utilitários esportivos off-road

Do blog HotGaragem – com colaboração da Nívia de Oliveira Castro

Quando eu era criança pequena aqui na Zona da Mata mineira, vivia pra lá e pra cá pulando nas estradas de chão a bordo de jipes ou da Rural do meu avô Chiquinho. Esses passeios eram a coisa mais divertida do mundo.

Assim foi a minha infância e é o que explica a paixão que tenho hoje por tudo quanto é jipe que aparece pela frente. Além de disponibilizar esse wallpaper acima, vou contar a história do veículo que foi o precursor dos atuais off-road:

Pelo que se pesquisa na Wikipédia, a Rural é um utilitário esportivo que foi produzido pela Willys Overland nos anos 50, 60 e 70. Na década de 1970, passou a ser fabricado pela Ford do Brasil, que comprou a Willys em 1969, mantendo inalterados o nome Rural e praticamente todas as características do veículo.

Originalmente, foi lançado nos EUA em 1946 com o nome de Jeep Station Wagon. O modelo brasileiro foi redesenhado em 1958, utilizando como inspiração a arquitetura moderna de Brasília, em construção na época. Este desenho acompanhou a Rural até o encerramento de sua produção em 1977.

No Brasil foram produzidas versões com tração 4X4 e 4X2, com motores a gasolina de seis cilindros em linha e cilindrada de 2.6 ou 3.0 litros (opcional). O motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas, foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil e também equipava outros veículos da fábrica Willys, como o Jeep e o Aero. O motor 3.0 utilizando o mesmo bloco equipava o Itamaraty.

Entre 75 e 77, a Rural foi fabricada com motor Ford de quatro cilindros e 2.3 litros de cilindrada. Em todas as versões, tinha potência aproximada de 90 hp, adequada à época e às características do veículo.

A Rural Willys pode ser considerada o “pai” dos atuais utilitários esportivos existentes, pois era um veículo com espaço para a família, mas robusto e com vocações off-road.

Em 1961 entrou em linha a versão picape da Rural, chamada de Pick-up Willys ou Pick-up Jeep e, posteriormente, F-75. A versão militar, amplamente utilizada pelas Forças Armadas do Brasil, denominava-se F-85. Tal como o Jeep, a F-75 manteve-se em produção pela Ford do Brasil até 1983.

* * *

Blog HotGaragem

2 comentários em “Rural Willys, pioneiro entre utilitários esportivos off-road

  • 5 de maio de 2010 em 13:08
    Permalink

    Olá amiga Nivia,
    Muito legal esta Rural Willys. Já estou usando ela como papel de parede. Achei muito massa!!!!! Meu pai já teve uma dessa em 1963, era uma 1957. Que saudade! Ainda lembro, era azul e branca. Acho que é por isso que gosto tanto de jeeps.
    Sucesso no seu blog. Lindo, lindo, muito bom!!!!

    Resposta
  • 27 de dezembro de 2009 em 16:53
    Permalink

    Ô muié! Onde é que tu foi arrumá um wallpaper desses? Muito massa!
    Esse redesign em homenagem a Brasília nós percebemos nitidamente na tampa do capô, faróis e na grade dianteira.
    Eu, particularmente, gosto mais dessa frente original, bem mais alta e robusta.

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: