Rede anti-social Pencourage com posts anônimos e verdadeiros

SÓ NÃO VALE MENTIR COMO NO FACEBOOK

Posts anônimos em troca de honestidade

Ninguém admite em seu perfil, claro, mas o Facebook é o tipo de ambiente que às vezes lembra um clube social, onde se veste uma fantasia para tratar dos assuntos com a maior superficialidade possível, recheados de uma boa dose de mentiras sinceras e convenientes.

Para contrapor a tendência, observada em estudos recentes, de contar pequenas lorotas na web, uma rede “anti-social” chegou para estimular a honestidade. A Pencourage permite posts anônimos, e espera que os usuários falem a verdade sobre o que estão sentindo.

Com o slogan “imagine se você pudesse ler os pensamentos dos outros”, a página espera postagens sinceras como elas seriam em um diário pessoal. Segundo os criadores, a rede anti-social preenche o espaço entre o que as pessoas realmente pensam e o que elas acabam dizendo no Facebook, no Instagram, ou no Twitter, por exemplo.

​Na pretensão de ser “mais real, impossível”, os fundadores do serviço afirmam, também, que esperam que as pessoas falem de todos os aspectos da sua vida. Majoritariamente, os usuários reclamam da vida, dos relacionamentos, do trabalho, de dificuldades financeiras e de problemas pessoais. Outros seguidores comentam com mensagens de apoio ou conselhos.

A Pencourage entrou no ar há dois meses, e reúne por enquanto 3 mil usuários e 4 mil posts. O principal público é formado por mulheres de 32 a 45 anos, que passam em média 12 minutos na rede social toda vez que fazem login, e entram regularmente.

Uma pesquisa recente da OnePoll indica que 33% das mulheres costumam não ser honestas ao menos uma vez por mês nas redes sociais. Entrevistados responderam que mentem ou exageram sobre o que estão fazendo, quanto beberam, aonde foram no feriado, quão bem sucedidos são e qual o status de relacionamento.

Os motivos citados para a falta de honestidade seriam não querer ser visto como chato, inveja dos posts interessantes dos outros e não ter nada para dizer mas querer impressionar alguém.

Deixe um comentário simpático neste artigo: