Receita de rabanadas com calda de laranja e cachaça

Antes da receita, uma estorinha curiosa: os portugueses seriam os inventores da rabanada. E, pelo que se investiga na rede, ela chegou até aqui por conta da colonização, evidente.

A rabanada teria surgido porque as pessoas mais pobres aproveitavam os restos de pão duro que os mais bem aquinhoados jogavam fora.

Em algumas regiões de Portugal o doce é conhecido como fatia de mulher parida. Conta a tradição que uma mulher rica que acabasse de ganhar neném, era alimentada com o pedaço do que chamamos de rabanada para aumentar o leite da gestante. Esse nome também é conhecido no nordeste do Brasil pelo mesmo motivo, mas como fatia parida ou simplesmente fatias douradas.

Há milhares de maneiras de fazer esse agora típico doce de Natal, já que ele se disseminou por diversas partes do mundo. A receita abaixo foi batizada de Rabanada Louca e tem como charme especial, além da variedade de ingredientes, a calda de laranja com cachaça.

RABANADA LOUCA

Ingredientes:

. 400 ml de leite de coco
. 1/2 xícara (chá) de leite
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 4 gemas
. 4 pães frescos com casca picados
. 1 colher (chá) essência de coco
. 1/2 xícara (chá) nozes picadas
. 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado
. 1/2 xícara (chá) frutas cristalizadas
. 1/2 xícara (chá) uvas passas
. 4 claras batidas em neve
. farinha de rosca para polvilhar
. 1 copo de requeijão
. 3 ovos ligeiramente batidos
. óleo o suficiente para fritar
. açúcar misturado com canela em pó a gosto

Modo de Preparo:

Num liquidificador bata leite de coco, leite, açúcar, gemas, pães frescos com casca picados e essência de coco.

Transfira a mistura (batida acima) para uma tigela e acrescente nozes picadas, amendoim torrado, frutas cristalizadas e uvas passas. Misture muito bem e incorpore as claras batidas em neve.

Despeje numa forma nº 0, forrada com papel manteiga untada com manteiga e enfarinhada com farinha de rosca. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por + ou – 20 minutos.

Retire do forno e desenforme ainda quente, sobre um pano de prato umedecido e polvilhado com farinha de rosca.

Sobre a massa assada espalhe requeijão e enrole como um rocambole. Deixe esfriar enrolado no próprio pano.

Depois de fria, corte em fatias de 1 cm. Passe as fatias em ovos ligeiramente batidos.

Numa frigideira com óleo suficiente, frite as fatias, escorra em papel absorvente e passe por açúcar misturado com canela em pó a gosto.

CALDA REDUZIDA DE LARANJA

Ingredientes:

– 1 litro de suco de laranja
– 2 aniz estrelado
– 1/3 xícara de cachaça de qualidade

Modo de preparo:

Numa panela em fogo médio coloque suco de laranja e aniz estrelado. Ferva por 15 a 20 minutos até reduzir o volume. Acrescente cachaça e deixe incorporar por mais 5 minutos em fogo médio. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Sirva sobre as rabanadas fritas.

* Receita pescada diretamente da rede desse endereço aqui. A imagem acima foi utilizada apenas para ilustrar o post, não se referindo, portanto, à rabanada dessa receita louca e com jeito de ser muito gostosa.

2 comentários em “Receita de rabanadas com calda de laranja e cachaça

  • 24 de dezembro de 2009 em 14:38
    Permalink

    Hummmm, tb tô nessa, MA. Mãos à obra, menina, deixa eu correr que tá chegando a hora. Amanhã faço como a Suellen e informo o resultado, combinado? Bjinhos. Ju

    Resposta
  • 23 de dezembro de 2009 em 19:52
    Permalink

    De louca ela não tem nada, garota. Muito facil de fazer. Vou experimenta e depois te conto como foi que acabou ficanddo. Pode ser?. Um beijo

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: