Quem perdeu e quem ganhou com o programa BBB?

A Cachaça da Happy Hour

A resposta a esta pergunta encerra um paradoxo bastante interessante, do meu ponto-de-vista.

O maior derrotado, parece não haver dúvidas, foi o grande público telespectador.

Afinal, foi quem perdeu um tempo precioso vendo e ouvindo asneiras dos brothers & sisters, os versinhos hipócritas do Pedro Bial e ainda pagou caro por isso!

Sim, nas ligações telefônicas dos paredões, nas tarifas do canal fechado e no desperdício de energia elétrica consumida pelos aparelhos de TV. Foi, digamos, uma espécie de relação sadomasoquista com os espertalhões da Globo.

No entanto, houve uma parcela muito mais distinta da audiência que saiu largamente vitoriosa dessa edição do BBB10. É verdade, aquela que trocou de canal ou mergulhou de vez na Internet nestes últimos meses. Quem tem blog sentiu o aumento do tráfego no horário do programinha global.

Mas o maior prêmio alcançado por todo esse pessoal talvez tenha sido receber e repassar milhões de emails com a única manifestação inteligente desse sombrio período televisivo: o cordel Big Brother Brasil – um programa imbecil.

Foi a vitória da literatura de cordel através de Antonio Barreto, este baiano iluminado que desnudou os gananciosos hedonistas globais com a força arrasadora de seus versos sarcásticos.

E, por fim, também me sinto orgulhosa por ter, na prática, acionado o gatilho que disparou essa torrente de emails que inundou as caixas postais eletrônicas de todo o Brasil e de várias partes do mundo.

Tem gente que não sabe, mas foi aqui neste blog que o famoso cordel do BBB foi publicado pela primeira vez, numa deferência muito especial do agora grande amigo Antonio Barreto.

Não foi à toa que a audiência do blog Cachaça Araci subiu de repente para cerca de 100 mil visitas. Imagino então o que pode ter acontecido nos outros blogs muito mais famosos que também fizeram o reblogging.

Esta foi a nossa maior recompensa: mais que a sensação, a certeza do dever cumprido. Obrigada a todos. Em breve terei mais novidades por aí.

* * *

Blog da Nívia de Oliveira Castro

3 comentários em “Quem perdeu e quem ganhou com o programa BBB?

  • 31 de março de 2010 em 21:27
    Permalink

    aeh, santana, se o retardado do machoman ganho uma milha e meia, tu imagina que o babaquara do pedro piau encaçapou qto pra se prestar aaquele papelaum? uns oitinho? por baixo, neh malandro, se naum foi +…

    Resposta
  • 31 de março de 2010 em 21:10
    Permalink

    Ihhh… imagina! Só eu disparei trocentos emêios com o cordel do Antônio Barrreto, metendo o sarrafo naquela cafua.
    Concordo que o Cordel saiu vencedor, que deu um “baile” no babaca vendido do Bial e no troglodita que ganhou as 1,5 merrecas.

    Resposta
  • 31 de março de 2010 em 13:01
    Permalink

    Parabéns, Nivia, eu acompanhei essa explosão “blogosférica” desde o primeiro momento.
    E saiba, eu ajudei a espalhar! E me sinto, por isso, também responsável pela zorra que aprontamos.
    O legal foi essa participação espontânea de milhares – quem sabe MILHÕES – de internautas trocando mensagens e tocando esse cordel espetacular pra frente.
    Essa é a nossa força, menina (gostou?). Bola pra frente e até o próximo desafio!!!
    Abs, Silvio

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: