Queda de energia elétrica preocupa governo dos EUA

Apagão Hackers
Com grande destaque no noticiário internacional, o blecaute desta madrugada ocorreu apenas dois dias após a rede de televisão norte-americana CBS ter colocado no ar reportagem alegando que as quedas de energia elétrica ocorridas no Brasil em 2005 e 2007 foram causadas por hackers que atacaram os sistemas de controle de Itaipu e Furnas. Segundo as agências AFP e Bloomberg, a notícia da CBS afirmava que os incidentes deveriam servir de alerta para os EUA.


11 comentários em “Queda de energia elétrica preocupa governo dos EUA

  • 12 de novembro de 2009 em 21:53
    Permalink

    Tu que és mineira, graças a Deus, já reparaste que estas coisas esquisitas, de cair raio, de ter ventania, de tombar torre e etc, só acontecem no estado de São Paulo?

    Não é estranho isso? Sério, pensa nisso!
    Aqui em Minas cai um porrilhão de raios e descargas elétricas como em nenhum outro lugar do Brasil e a gente tira sempre de letra.
    Sei que em lugar nnehum do mundo tem descarga elétrica assim, como aqui, nas Alterosas.

    Mas bom, cumé qui o trem sempre descarrilha em SP?
    Me explica isso…

    Quer dizer, não precisa não pois já entendi faz muito tempo!!!

    Resposta
  • 12 de novembro de 2009 em 20:13
    Permalink

    È teoria da conspiração, senhoras e senhores…

    É nóis na fita e eles no crepe…

    Hua hua hua hua… Sinistro!!!

    Resposta
  • 12 de novembro de 2009 em 08:37
    Permalink

    Noite de quarta-feira, em pleno Jornal Nacional, da Rede Globo:

    A “repórter especial” Delis Ortiz (aquela com olhar de cobra) foi ouvir dos senadores o que seu chefe (Ali Kamel) mandou que ela ouvisse sobre o blecaute da véspera, visto que, segundo ela mesma, “o apagão invadiu a pauta política”.

    Depois de registrar as “cobranças” do demo José Carlos Aleluia e do tucano Arthur Virgílio, o mais inútil parlamentar brasileiro, Delis interpelou o senador Aloizio Mercadante, à guisa de “contraponto”. Antes, porém, que o bigode do petista entrasse em cena, a Sra. Ortiz tascou o seguinte:

    – O líder do PT no Senado, senador Aloizio Mercadante, reconheceu que falta investimento e culpou o mau tempo pelo apagão.

    Ato contínuo, temos em quadro o próprio Mercadante que, olhando para a lente da verdade, sentencia:

    – Não há risco de oferta de energia, ninguém vai ter que fazer racionamento, não vai faltar energia. O Brasil está preparado para crescer com oferta abundante de energia. (!!!)

    Na seqüência, o governador Zé Chirico e o Ministro Tarso Genro completam o relato, e nada de Aloizio Mercadante reconhecer que faltou investimento ou culpar o mau tempo pelo blecaute, como antecipara Delis.

    Foi o nascimento de uma nova era no Jornalismo, em que, antes de ouvir o entrevistado, a repórter diz o que o entrevistado vai dizer e o entrevistado não diz o que o entrevistador disse que ele diria.

    Entendeu?

    Daqui: http://cloacanews.blogspot.com/

    Resposta
  • 11 de novembro de 2009 em 21:26
    Permalink

    Vou dar uma ajuda à Jussara. A notícia abaixo saiu no Terra Magazine:

    “Técnicos do Grupo de Eletricidade Atmosférica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), concluíram que são ínfimas as chances de um raio ter provocado o apagão que atingiu 18 Estados brasileiros e o Paraguai, entre terça e esta quarta-feira.

    Mesmo assim, o Ministério de Minas e Energia insiste em atribuir o blecaute a problemas nas linhas de transmissão possivelmente provocados por condições climáticas adversas.”

    Que teve safadeza na jogada, parece evidente. Só que o governo não vai, não pode admitir. Essas coisas envolvem segurança nacional, podem provocar um pânico dos diabos, as pessoas são muito suscetíveis, coisa e tal. Então o que eles fazem é aquilo de sempre: uma “operação abafa” pra opinião pública e, lá nos bastidores, tomam as providências cabíveis. Acho que é assim que funciona.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2009 em 19:37
    Permalink

    Rarrááááá, não falei? Quem procura… acha!

    Sabotagem? Oposição planeja usar apagão para atacar Lula e candidatura Dilma. Saiu na FSP online:

    “Em entrevista à imprensa (o ultradireitista) Ronaldo Caiado, DEM/GO, avisou: a oposição se prepara para explorar eleitoralmente o apagão elétrico. A ideia é responsabilizar a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial de 2010, e provocar um desgaste na imagem de ‘boa técnica’ já que ela ocupou a pasta das Minas e Energia.”

    Vai vendo! A luz é “apagada” no justo instante em que sai a pesquisa do Vox Populi mostrando queda de 4 pct do Serra e subida também de 4 pct da Dilma…

    Vai dizer que nesse angu não tem caroço, vai.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2009 em 19:18
    Permalink

    Muuuuito suspeito mesmo tudo isso. Dando uma voada pela rede encontrei:

    “Governo Lula já deu ordens para a Polícia Federal investigar ação de hacker em apagão”.

    O Gabinete de Segurança Institucional se reuniu para avaliar as possíveis causas do apagão que deixou milhões de brasileiros sem luz na madrugada passada. O assunto está sendo investigado e tratado de maneira muito reservada pelo governo.

    Já o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, garantiu que o blecaute não foi provocado pelo mau tempo. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as redes de transmissão afetadas foram duas entre os municípios de Ivaiporã (PR) e Itaberá (SP) e uma terceira entre Itaberá e Tijuco Petro (SP). Furnas informou que, apesar da queda de energia, “não foi identificado qualquer dano nos seus circuitos e torres de transmissão”.

    Qq coisa eu volto com novidades. Beijinhos. Ju.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2009 em 17:12
    Permalink

    Isso é até bom, Marcos Paulo, que o PIG esteja nessa histeria falando tanto em “apagão”. É um tiro de canhão no proprio pé e outro na testa da oposição. É que ao bater nessa tecla isso faz o povo lembrar do “apagão” original, o do FHC em 2001, e não essa “apagadinha” genérica da noite passada, tá ligado?

    Resposta
  • 11 de novembro de 2009 em 14:02
    Permalink

    sensacional a foto, a melhor ilustracao sobre o tema que vi ate agora, tudo a ver com hackers.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2009 em 12:32
    Permalink

    O PIG tá fazendo um carnaval, gritando “APAGÃO! APAGÃO! APAGÃO!” e tentando jogar uma nova bomba no colo do Lula.
    É óbvio que não tem nada a ver, mas estes safados não perdem uma oportunidade pra torrar o saco da gente.
    Como bem disse o Ricardo Kotscho, a urubuzada saiu da toca para festejar mais uma crise do fim do mundo.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2009 em 11:54
    Permalink

    Li agora no site da BBC que o chefe da divisão de operações do sistema elétrico do Paraguai, Luis Alberto Villordo, disse que uma tempestade no estado de SP desencadeou essa confusão toda no Brasil e tb lá no país vizinho.

    Segundo o engenheiro houve um curto circuito numa linha de transmissão em Sao Paulo. Esta falha não foi contida e se alastrou, numa reação em cadeia, contaminando outras linhas de energia até chegar à hidrelétrica de Itaipu.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2009 em 10:34
    Permalink

    É verdade, Nivia, muito estranha esta “coincidência”. Anteontem mesmo tinha saido a seguinte notícia no site da Federação Nacional dos Policiais Federais:

    “Agentes de segurança e informação do governo dos Estados Unidos têm vários indícios de que empresas de energia do Brasil já sofreram ataques de hackers. Alguns apagões que deixaram dezenas de cidades no escuro nos últimos anos podem ter sido obra de cibercriminosos, como mencionou de forma indireta o presidente americano, Barack Obama.

    Num discurso em maio deste ano, Obama disse: “Nós sabemos que esses invasores cibernéticos têm colocado à prova nosso sistema interligado de energia e que, em outros países, ataques assim jogaram cidades inteiras na escuridão”.

    A referência a “outros países” feita pelo chefe da Casa Branca incluía o Brasil…

    http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/25118

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: