Quanto mais critica o governo mais cai audiência da Globo

Globo ataca Lula e perde audiência

Desastre anunciado da TV Globo: é o que dá remar contra a maré e viver atacando o líder mais influente do mundo, segundo a insuspeita revista norte-americana Time. Só não percebe a debandada geral quem vive no mundo da lua.

TV GLOBO AMARGA SUA PIOR AUDIÊNCIA DA DÉCADA

No mês em que completa 45 anos, a Globo teve presentes de aniversário nem tão agradáveis. O primeiro foi a repercussão polêmica do vídeo de comemoração do acontecimento – suspeito de fazer propaganda para o tucano José Serra. O outro, pior: a emissora teve no mês de abril a média de audiência mais baixa da década.

No período avaliado, a Globo alcançou audiência média de apenas 16,8 pontos por dia. A melhor marca da década veio em 2004, quando registrou 21,7 pontos – que serviriam de estímulo para alcançar os tão sonhados 22 pontos. Antes, a emissora vinha crescendo significativamente: em 2000, a média foi de 20 pontos; em 2002 subiu para 20,3 e, em 2003, para 21 pontos.

Porém, a descida começou mesmo a partir de 2007, quando a média diária da Globo ficou nos 18,7 pontos, passando para 17,4 em 2008 e 2009 – que a emissora ainda espera bater neste ano.

Queda geral

Apesar dos números, a queda de audiência não é privilégio da Globo. O hábito de consumo de mídia dos brasileiros tem se alterado com o fácil acesso a novas mídias e possibilidades de se alimentar de conteúdo farto em várias plataformas.

Pesquisa de dezembro de 2009 aponta que o número de TVs ligadas caiu 66% na média anual em 2000, no horário nobre, para 59% em 2009. Até 21 de novembro, a queda chegou a sete pontos (mais dois chegariam à audiência da Record).

O Ibope avaliou as possibilidades para o desinteresse pela TV aberta, que vão da (baixa qualidade da) programação, o crescimento da internet, o fácil acesso ao DVD e os dias quentes. A conclusão é que a TV não perde apenas para o botão de “off” dos aparelhos, já que o Instituto atribui a queda aos chamados “outros canais”, nos quais se incluem (DVDs, videocassetes, videogames e PCs).

O DVD é uma das mídias que mais rouba telespectadores da TV, especialmente da Globo e do SBT. Em 2001, o total de televisores sintonizados em “outros aparelhos” no horário nobre era de 0,6%. Neste ano, já chegou a 3,8%, maior do que a audiência da Band, quarta maior rede aberta. As TVs sintonizadas em “outros canais”, em 2001, foi de 3%, mas neste ano já subiu para 5%.

Além de perder sete pontos com os aparelhos desligados, as redes abertas também perderam dois pontos para os “outros canais” e mais três para “outros aparelhos”.

Da Redação do Portal Vermelho, com informações de O Estado de S.Paulo

8 comentários em “Quanto mais critica o governo mais cai audiência da Globo

  • 5 de maio de 2010 em 20:03
    Permalink

    E a galera deita e rola com novos dados da audiencia. Saiu no R7 nesta quarta:
    “Sem o reality show Big Brother Brasil, a TV Globo perdeu quase um ponto no Ibope nacional em abril. Na média das 7 horas à meia-noite, a emissora marcou 18,9 pontos, contra 19,6 em março, ou 3,6% a menos.”
    É ferro na boneca!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 5 de maio de 2010 em 09:06
    Permalink

    O Jornal Nacional – a jóia da coroa, a azeitona da empada ou a cereja do bolo global – perdeu 24% de telespectadores em dez anos, conforme números da TV aberta. Depois de começar a década com 38 pontos de média, terminou abril em 29 pontos.

    O JN tem perdido audiência de forma consecutiva desde 2006, quando a média foi de 36,4 pontos. Cada ponto equivale a 55 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo. Nada há no horizonte que indique uma recuperação da “vênus platinada”.

    Resposta
  • 30 de abril de 2010 em 13:07
    Permalink

    Nem minha mãe, veiiiinha (8.3) e viciada na TV Globo, aguentou a maciça overdose de manipulações diárias. A desintoxicação foi difícil para ela, mas com a força em busca da informação menos contaminada conseguiu se livrar dessa droga. Aleluia!

    Resposta
  • 30 de abril de 2010 em 12:45
    Permalink

    Bem, depois de uma luta titânica em minha casa, EXTIRPEI a tal globo daqui. Alias, parei mesmo de assistir televisão aberta.
    E um acinte a minha cultura geral.
    Não morrerei antes de ver a folha, o istadãu, a vieja, a isto-não-é, a globo encerrarem seus dias no pior castigo que uma empresa pode ter: FALÊNCIA!, pois dependem de mim e a muito tempo não as leio mais.
    EM TEMPO: na portaria do meu prédio, a vieja fica encalhada…..

    Resposta
  • 30 de abril de 2010 em 12:39
    Permalink

    Tem muitos anos que frequento a noite uma birosca que serve umas pingas mineiras de primeira e uns tira-gostos que são “o bicho”. A clientela é formada por gente simples. Tem uma televisão lá no alto da parede que antigamente ( na época do FHC) todo mundo prestava atenção na hora do JN. E ficava xingando na hora das notícias sobre a situação econômica. Aí tudo mudou com o Lula. Hoje em dia se o dono do bar sintoniza na Globo a revolta é geral, tá arriscado até a perder toda a freguesia. Então ele deixa a TV ligada no jornal da Record ou na TV Brasil. E o “povão” todo feliz com o noticiário. Abçs.

    Resposta
  • 30 de abril de 2010 em 10:57
    Permalink

    Está na cara que foi isso o que aconteceu, Nívea. E não só com a Globo como com as outras. Olhe o que saiu no PHA:

    “A velha mídia, no que se transformou a imprensa brasileira, extirpou qualquer senso de ética que tinha depois de 2003. Naquele ano, Luiz Inácio Lula da Silva chegava ao poder. Desde então, ela virou um partido politico, a oposição que a oposição política não consegue ser.

    Lula chega ao final de seus dois mandatos com um Brasil dividido assim: de cada dez brasileiros, DOIS detestam o presidente e OITO o admiram. A velha mídia escreve apenas para esses 2%.

    Para fazer o jornalismo sujo e mal ajambrado, a imprensa não precisa de bons profissionais. Ela precisa de gente engajada ideologicamente e/ou pessoas que consideram o Lula um “apedeuta”.

    Só que a imprensa não pode tudo. A opinião pública está a léguas de distância das redações. Não se pode mais controlar a informação, muito menos manipulá-la.

    É por isso que dias como hoje, em que Lula aparece na revista TIME como um dos maiores líderes mundiais, fazem o PIG (partido da imprensa golpista) ficar atônita. Pior que bêbado na rua à procura de uma cachaça na calçada. Logo a TIME que tanto copiávamos? Logo a TIME que inspirou a revista VEJA a fazer uma capa igualzinha de encomenda para o José Serra? Faça-me o favor.

    Tuiteiro Ailton”

    http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/04/30/o-serra-vai-ao-tse-contra-a-time-como-foi-contra-a-sensus/

    Resposta
  • 29 de abril de 2010 em 23:37
    Permalink

    Oi Nivia:
    Eu tiro pelo que acontece aqui em casa. A bronca com essa perseguição da globo é tão grande que praticamnete ninguém assiste mais. A band é outra que num dá mais para ver os jornais. Aí a briga fica pra todo o mundo entrar na internet e se informar pelos blogues. É onde meu povo se informa.
    Um abraço do Alcides e familia.

    Resposta
  • 29 de abril de 2010 em 23:11
    Permalink

    viver a vida acima dos quarenta…………a grande família acima dos trinta……..vai mal,né??????????? a record gostaria de ir tão mal assim……soltam fogos por tão pouco,imaginam metade de ibope…..explodiriam……notícias velhas….cansei…..

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: