Protestos contra o sistema financeiro em 15 de outubro


Protestos contra crise econômica

INDIGNADOS OCUPAM AS RUAS

O Chefe de Redação

Já estão confirmadas, para este sábado, 15 de outubro, pelo menos 951 grandes manifestações populares, em 82 países, de cidadãos indignados contra a submissão de governos ditos “democráticos” ao sistema financeiro, responsáveis pela grave crise econômica que assola o planeta.

A página do movimento 15 de Outubro no Facebook já soma mais de dois mil fãs, tendo ultrapassado os 20 mil usuários no mês passado. Os mais assíduos são indivíduos cujas idades oscilam entre os 18 e os 54 anos. No entanto, há uma predominância acentuada de utilizadores entre os 25 e 34 anos.

“É hora de nos unirmos! É hora de eles nos ouvirem! Povos de todo o mundo, revoltem-se!”. Estas são as palavras de ordem utilizadas pelo movimento United for Global Change (Unidos por uma mudança global), um site que coordena todas as ações que se realizarão no mundo.

MANIFESTO

“No dia 15 de Outubro pessoas de todo o mundo tomarão as ruas e as praças.

Da América à Ásia, da África à Europa, as pessoas se erguem para lutar pelos seus direitos e pedir uma autêntica democracia.

Agora chegou o momento de nos unirmos num protesto não violento à escala global.

Os poderes estabelecidos atuam em benefício de uns poucos, ignorando a vontade da grande maioria e sem se importarem com o custo humano ou ecológico que tenhamos que pagar. Há que pôr fim a esta situação intolerável.

Unidos em uma só voz, faremos saber aos políticos e às elites financeiras que eles servem, que agora somos nós, o povo, que decidirá o nosso futuro. Não somos mercadorias nas mãos de políticos e banqueiros que não nos representam.

No dia 15 de Outubro encontramo-nos nas ruas para colocar em marcha a mudança global que queremos. Vamos nos manifestar pacificamente e nos organizar até atingir o nosso objetivo.

Chegou a hora de nos unirmos. Chegou a hora de nos ouvirem.”

MAIS INFORMAÇÕES:

Página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/15-Outubro/161447463927164
Site informativo: www.15deoutubro.net/
E-mail: 15outubro2011@gmail.com
Posters e cartazes: http://www.esquerda.net/artigo/cartazes-do-15-de-outubro

* * *

O Chefe de Redação


Um comentário em “Protestos contra o sistema financeiro em 15 de outubro

  • 14 de outubro de 2011 em 23:56
    Permalink

    OCUPE O COPOM: WALL STREET É AQUI!

    Entidades convocam manifestação no BC pela queda acelerada da taxa Selic:

    Na terça-feira (18), no primeiro dia da reunião do Copom, vai ser lançado o manifesto “Ocupe o Copom: Wall Street é aqui”, uma iniciativa dos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e de São Paulo, com assinatura de economistas, lideranças populares e entidades da indústria.

    “O Brasil é um caso único na história econômica de prática de taxa de juros reais de dois dígitos por 16 anos seguidos, de 1991 a 2006 (…) No final de 2008 (…) o Brasil agiu na contramão do mundo e manteve a taxa em 13,75% a.a. O BC só foi reduzir a taxa em janeiro, 4 meses depois da crise se abater sobre o mundo trazendo uma contração na produção industrial brasileira de mais de 20%. Um país como o Brasil, com urgente necessidade de crescer e se desenvolver, não pode se dar ao luxo de transferir enormes volumes de capital na forma de renda improdutiva (…) Cerca de 36% do Orçamento Geral da União são destinados ao pagamento de encargos da dívida, recursos estes que poderiam atender as enormes carências de infraestrutura, saúde, transporte, educação etc.”, segundo trechos do documento.

    http://www.horadopovo.com.br/2011/10Out/3001-14-10-2011/P2/pag2b.htm

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: