Previsão de aumento de tempestades e catástrofes na região Sudeste


Triplicam tempestades no Sudeste

TEMPO RUIM PELA FRENTE

A intenção não é alarmar, apenas alertar as pessoas para que estejam atentas e tomem medidas preventivas, em especial no verão. O fato é que os efeitos devem ser mais intensos nas regiões litorâneas, onde a ocorrência de eventos climáticos severos deve triplicar até 2070. Mas, a cada ano já se percebe nitidamente que o processo entrou em fase de aceleração.

Do blog ECOnsciência

A incidência de tempestades e catástrofes naturais na região Sudeste do Brasil deve dobrar nos próximos 60 anos devido ao aquecimento global, segundo um estudo realizado pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Com base em uma análise de dados climáticos das últimas décadas, os pesquisadores constataram que o aumento da temperatura do oceano Atlântico no hemisfério Sul e o resfriamento do oceano Pacífico equatorial devem ampliar a ocorrência de fenômenos climáticos intensos no País.

Os efeitos devem ser ainda mais intensos nas regiões litorâneas, onde a ocorrência de eventos climáticos severos deve triplicar até 2070.

A pesquisa analisou a ocorrência de tempestades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas nos últimos 60 anos, calculando o efeito da variação da temperatura dos oceanos nas taxas de precipitação, e na ocorrência de chuvas de granizo, raios, vendavais e tornados.

O Sudeste do Brasil deve ser atingido por um número cada vez maior de desastres naturais nas próximas décadas, caso sejam mantidas condições como o ritmo de crescimento da temperatura do oceano Atlântico e o resfriamento do Pacífico provocado pelo fenômeno La Niña.

O aumento da ocorrência de tempestades nessas cidades pode acontecer ainda mais cedo, caso o aquecimento global se intensifique. A pesquisa foi realizada em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

* No Último Segundo Ciência

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora


Deixe um comentário interessante neste artigo: