Predador marinho: uma esponja carnívora com a forma de harpa

PARECIDA COM INSTRUMENTO MUSICAL

Do blog ECOnsciência

Uma nova espécie de esponjas carnívoras, cujo formato se parece muito com uma harpa ou lira, foi descoberta por biólogos marinhos que observavam o solo do Oceano Pacífico.

O estranho predador habita o fundo do mar em Moss Landing, próximo à costa norte do estado norte-americano da Califórnia.

A equipe do Instituto de Pesquisa do Aquário de Monterey Bay (MBARI, na sigla em inglês) batizou a nova espécie de Chondrocladia lyra – ou esponja-harpa – devido à estrutura básica do seu corpo ser parecida com o instrumento musical.

Chondrocladia lyra

Por meio de veículos de exploração do fundo do mar controlados a distância, a equipe do MBARI liderada pelo Dr. Lonny Lundsten coletou duas esponjas-harpas e gravou imagens de dez ou mais, segundo o Sci-News.

Os primeiros espécimes que eles descobriram tinham apenas duas “velas” (estruturas simétricas que saem do centro radial do corpo da esponja), mas mergulhos subsequentes revelaram outros exemplos com até seis velas.

As esponjas tinham ganchos farpados cobrindo seus membros ramificados para capturar pequenos crustáceos e, a seguir, envolvê-los em uma membrana e digeri-los lentamente.

Os cientistas que fizeram a descoberta acreditam que as esponjas-harpas – que vivem em profundidades entre 3.300 e 3.500 metros – evoluíram sua estrutura para aumentar a área de superfície.

Espécie Chondrocladia lyra

Esta seria uma maneira a aumentar a área exposta às correntezas do oceano que trazem as presas.

As esponjas geralmente se alimentam de bactérias e pedaços de material orgânico da água marinha, que é filtrada em seu corpo, e faz menos de 20 anos que os cientistas descobriram as primeiras espécies carnívoras.

“A C. lyra é um exemplo extraordinário dos tipos de adaptações que os animais devem fazer para sobreviver em um ambiente tão hostil”, disse a equipe do MBARI ao jornal Invertebrate Biology.

Com o ótimo Jornal Ciência

Deixe um comentário simpático neste artigo: