Por que os botões das roupas das mulheres ficam à esquerda?

MELHORES PARA VESTIR OU PARA DESPIR?

Botões em roupas de mulher

Este é um assunto para entrar para a famosa galeria: “como foi que eu consegui viver até agora sem nunca ter colocado meus botões para funcionar sobre isto?”

A pergunta que atormenta a humanidade é: por que os botões das roupas femininas são costurados à esquerda, enquanto os botões das vestes masculinas são pregados do lado direito?

Não é de surpreender que os fabricantes de roupas observem normas uniformes para as diversas características de vestuário de acordo com os grupos a que se destinam.

O que parece estranho, porém, é que o padrão adotado para as mulheres seja precisamente o oposto ao que é utilizado pelos homens.

Se isso fosse completamente arbitrário já seria algo a se pensar, pois o padrão supostamente deveria ter um só para ambos os sexos.

Cerca de 90 por cento da população do mundo é destra, e é mais fácil para os destros que as camisas tenham os botões à direita, certo?

Mas, então, por que o botões das roupas femininas ficam sempre do lado esquerdo?

Este é um exemplo em que a história parece importar. Quando os primeiros botões apareceram no século XVII, eles eram vistos apenas no vestuário dos ricos. Os pobres usavam cordinhas entrelaçadas.

Naquele tempo, pelo menos para as mulheres da nobreza e da realeza, era costume serem vestidas pelos seus servos.

Tendo os botões à esquerda, isso facilitava as coisas para a mão direita daqueles que as vestiam — embora as más línguas garantam que as mulheres preferiram deixar o botão do lado esquerdo para facilitar a vida dos homens ansiosos que as despiam.

Quanto aos botões à direita nas camisas dos homens, as explicações seriam: porque os homens se vestiam sozinhos, e também porque uma espada desembainhada do quadril esquerdo, com a mão direita, seria menos propensa a ficar presa na camisa.

Hoje, praticamente nenhuma mulher é vestida por serviçais (bem…), então por que abotoar a camisa a partir da esquerda continua sendo a norma para as mulheres?

Em economia, assim como certas frescuras, uma norma quando estabelecida resiste bravamente à mudança.

Já sendo as blusas das mulheres abotoadas a partir da esquerda, ficaria arriscado a um fabricante oferecer camisas a elas que fossem abotoadas a partir da direita.

Afinal, as mulheres haviam se acostumado a camisas que abotoavam a partir da esquerda e, com a mudança, teriam de desenvolver novos hábitos e habilidades.

Além disso, muitas mulheres não aceitariam aparecer em público vestindo roupas abotoadas a partir da direita, já que assim assumiriam estar vestindo camisas de homens.

Com EntreMentes

Deixe um comentário interessante neste artigo: