Polícia chinesa reprime excesso de velocidade com viatura fake

ILUSÃO DE ÓTICA NAS ESTRADAS CHINESAS

Painel carro polícia

Em poucos anos a China se transformou, de país agrário, na “fábrica do mundo”. O deslocamento das pessoas mudou rapidamente das bicicletas para os automóveis. Sobreveio o caos no trânsito.

A velocidade dos acontecimentos é tão acelerada que as inexperientes autoridades chinesas são obrigadas a “inventar” para colocar alguma ordem na zona. A última novidade virou uma piada.

Numa patética tentativa de controlar o ímpeto dos apressadinhos nas estradas, a polícia de Ningbo, na província de Zhejiang, criou um veículo impresso em 3D para provocar uma ilusão de ótica.

Engarrafamento na China

Trata-se de um painel com a imagem recortada de uma viatura da polícia rodoviária, para enganar os motoristas. Na tentativa de alcançar o máximo de realismo, os gênios chegaram ao cúmulo de instalar luzes piscando na parte superior, alimentadas por energia solar.

Apesar de hilária, uma inutilidade parecida já havia sido testada em algumas pontes na Inglaterra, o que se revelou um baita desperdício de tempo, já que os motoristas manjavam logo que a jogada era fake.

Enfim, tudo a seu tempo. Como os chineses, reconhecidamente, são muito calmos e pacientes, um dia eles acabam aprendendo. Nem que levem um milênio copiando todas as experiências ocidentais.

Congestionamento de bikes na China

Com Jornal Ciência

Deixe um comentário interessante neste artigo: