Poetas, seresteiros, namorados, correi… é Lua muito cheia!

Plenilúnio

A Lua cheia deste 19 de março de 2011,  terá algo de especial. Ela se parecerá bem maior que o de costume. Apesar de não ser possível ver a marca da bota de Neil Armstrong deixada lá em 1969, o espetáculo é único e vale a pena dar uma olhada.

O motivo de aparentar ser maior neste sábado (e no domingo também) não é nenhuma ilusão de ótica, isso vai acontecer porque o nosso satélite natural estará pelo menos 50 mil km mais perto de nós.

Isso ocorre porque a Lua não gira ao redor da Terra em um círculo perfeito e sim em uma elipse achatada. Isso faz com que o astro ora fique mais perto, ora mais longe da Terra.

Hoje ela estará no ponto mais próximo, chamado perigeu, resultando em um disco 14% maior e 30% mais brilhante do que se estivesse no apogeu, o ponto mais distante da órbita. Quando isso acontecer a Lua estará a exatos 356.577 km de distância da Terra.

Além da aproximação da Lua, uma interessante coincidência também marcará o evento. Cerca de uma hora depois de atingir o perigeu, entrará na fase cheia, simultaneidade que ocorre apaenas uma vez a cada 18 anos.

Mais informações sobre a Lua no portal UFO

2 comentários em “Poetas, seresteiros, namorados, correi… é Lua muito cheia!

Deixe um comentário interessante neste artigo: