Pneus sem ar são eficientes em testes com Jeeps militares

PNEUS DO TIPO ‘COLMEIA’ DE ABELHAS

Do blog HotGaragem

Primeiro, foi a Michelin que apareceu com a sua tecnologia Tweel, seguida dos primeiros protótipos da concorrente Bridgestone e da Resilient Tecnologies, com o projeto Non-Pneumatic Tire (NPT).

Seja qual for a denominação, desde que foram anunciados pouca gente acreditava que os pneus do tipo colmeia, sem câmaras ou qualquer libra de ar em seu interior, pudessem realmente ser eficientes.

Agora, vídeos de testes com projetos similares começam a fazer com que as pessoas apostem no novo sistema. Os pneus oferecem aderência muito satisfatória para os veículos – até mesmo militares.

NPT - Non-Pneumatic Tires

O único problema encontrado no modelo pneumático vazado e com tramas, por enquanto, é uma certa falta de estabilidade em brecadas mais bruscas.

Como se pode notar nas imagens, é evidente que o jipe Humvee, pesadão, ainda oscila quando para. Isto acontece porque os pneus sem ar são compostos por polímeros bastante flexíveis.

Mas nada que não possa ser resolvido em futuro próximo e então os pneus sem ar, finalmente, comecem a ganhar as ruas de todo o mundo depois de tantos anos de pesquisas.

Pista

Deixe um comentário interessante neste artigo: