Operação Blackout 2012 do Anonymous para desligar a Internet

Operação Blackout - Anonymous

CONTRA A CENSURA NA REDE

O Chefe de Redação

O grupo Anonymous pretende interromper as atividades de toda a Internet no próximo sábado, 31 de março. O ato é uma forma de protestar contra projetos como o SOPA e se posicionar contra os “políticos irresponsáveis e banqueiros que arruinam o mundo enquanto satisfazem seus desejos egoístas”.

Por coincidência, aqui no Brasil o deputado tucano Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ferrenho defensor da censura na Internet, voltou exatamente nesta semana a botar as unhas de fora com a sua proposta para implantar a qualquer preço o AI-5 Digital no país.

Um documento publicado no site Pastebin, afirma que a intenção dos Anonymous não é “matar” a rede mundial de computadores, mas sim atacar as grandes corporações, de maneira que provoque a maior quantidade possível de danos.

A Operação Blecaute 2012 pretende atacar os servidores DNS que servem como base para o funcionamento da Internet, o que tornaria a maior parte dos sites inacessíveis.

A ação faz parte da operação “Março Negro”, que prometia um mês inteiro de protestos contra propostas como o SOPA, ACTA e o PIPA.

Embora até o momento o grupo não tenha realizado nenhuma grande ação durante este mês, a derrubada de toda a internet deve ser o suficiente para chamar a atenção das autoridades.

OPINIÃO DAS EMPRESAS DE SEGURANÇA

Empresas especializadas em segurança virtual afirmam que um ataque do tipo não teria as consequências esperadas, e é muito provável que o blecaute prometido não aconteça.

“Os Anonymous podem causar interrupções, mas vão ficar restritas às redes das quais as máquinas visadas fazem parte”, afirma Robert Graham, da Errata Security.

“É improvável que eles consigam tirar todas elas do ar, ao menos por um período significativo de tempo. No dia do Blecaute Global, é possível que muitas pessoas nem notem o que está acontecendo”, complementa.

Apesar de estar certo da ineficiência de um ataque do tipo, Graham mostra certa cautela ao falar sobre o assunto.

Só porque eu digo que o Anonymous não pode derrubar a internet, não significa que isso não pode ser feito”, afirma o especialista em segurança no blog oficial da empresa.

Com TecMundo

Um comentário em “Operação Blackout 2012 do Anonymous para desligar a Internet

  • 30 de março de 2012 em 10:26
    Permalink

    vamos deixar de acessar todo mundo do mundo sem internet e nois anonimos

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: