O que fazer para superar o medo de falar em público

Tratamento contra insegurança

CONTROLANDO O NERVOSISMO

Do blog BananaPost

O medo mais comum nos Estados Unidos é ter de falar em público. Em segundo lugar está o medo da morte. Isso quer dizer que, em um funeral, muitos prefeririam estar deitados no caixão do que fazendo um discurso.

Brincadeiras do comediante Jerry Seinfeld à parte, não sabe se estes dados estão corretos, embora, por observação, se perceba que o pavor de se dirigir a uma grande plateia seja mesmo extremamente comum.

Alguns chegam a admitir que passar por uma experiência dessas equivale a ter de andar pelado na frente de um monte de estranhos. Poucas pessoas são desinibidas para chegar a este ponto.

No entanto, é bom que se saiba que, como tudo na vida, esta barreira pode ser superada apenas com um pouco de treinamento.

Medo de ter de fazer discursos1. PREPARE SEU CONTEÚDO

É importante saber como será composta a audiência para poder adaptar o conteúdo a ela.

Uma apresentação que deu certo em uma turma de alunos do ensino médio pode não funcionar com estudantes de pós-graduação.

Conheça o público, o que eles estudam, o que eles gostam, o que eles querem saber.

2. PRATIQUE

Praticar nunca é demais. Apresente-se na frente do espelho ou para seus amigos e peça feedback. Confira se está dentro do tempo previsto.

A melhor dica de todas é filmar a apresentação: nela pode ser avaliada a fluência, as pausas, a voz, os gestos e a postura.

Cada apresentação é uma oportunidade para aprendizagem. Aprende-se mais quando se assiste depois.

Chimpanzé falando ao microfone

3. QUESTIONE PENSAMENTOS DE TIPO “E SE…”

E se der um tropeção e se esparramar no chão? E se esquecer o conteúdo? E se caírem na gargalhada?

Mesmo que imprevistos aconteçam, a “vítima” sobreviverá. É normal ficarmos ansiosos mas com o tempo a ansiedade passa.

Cinco minutos depois a audiência não vai lembrar o quanto a pessoa estava nervosa mas sim como foi a apresentação.

Ansiedade de falar ao público4. USE A IMAGINAÇÃO

Não pense apenas no lado negativo da coisa. Imagine-se mais confiante.

Se veja chegando na sala ou no auditório sorridente, com uma postura confiante, compartilhando conhecimento.

E se os pensamentos negativos voltarem, imagine-se solucionando os problemas.

5. FOQUE NO SEU MATERIAL

Quando estiver lá na frente, concentre mais no seu material e menos no que está sentindo.

Logo se esquece do nervosismo.

Foque em dar o melhor de si para ajudar a audiência.

Fobia de microfones

6. RESPIRE

Esta dica serve não só para quem vai falar em público mas para todos os ansiosos e pode ser feita antes da apresentação.

A respiração diafragmática aliada ao controle respiratório ajuda a absorver maiores quantidades de oxigênio, diminuindo a ansiedade.

O ideal é encher o pulmão de ar, segurar por alguns segundos e soltar levemente, como se estivesse assoprando por um canudo.

Medo de falar em público7. EVITE CAFEÍNA

A cafeína é uma substância estimulante. Ela pode ajudar a despertar, mas se a pessoa é ansiosa ou agitada, ela pode atrapalhar no restante do dia.

Para se acalmar é recomendado evitar café, chocolates ou bebidas que contenham cafeína.

O ideal é tomar água ou algum chá — como nas canequinhas que o Jô Soares sempre oferece aos seus convidados.

8. ENFRENTE A SITUAÇÃO

Quanto mais se esquivar de falar em público, mais difícil se tornará da próxima vez.

É melhor enfrentar a apresentação de uma vez, aprender com ela, e a próxima será um pouco mais fácil.

É somente com a prática que novos comportamentos se transformam em hábitos.

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Remix de “Eight Tips to Decrease Public Speaking Anxiety”, de Mary Ann Gauthier.

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