O lagarto-de-chifres que chora lágrimas de sangue em metal

Bicho recortado a plasma

SÍMBOLO UNIVERSITÁRIO AGORA HABITA OS JARDINS

Esta escultura de um lagarto-de-chifres é um minucioso trabalho de corte da chapa de aço a plasma e pintura eletrostática realizado pela dupla de engenheiros norte-americanos Jimmy Newman e Ron Gordon.

Desenvolvido inicialmente com base no símbolo das equipes esportivas da Universidade Cristã do Texas, o efeite tridimensional de 35 x 20 cm acabou ganhando versões genéricas para decorar varandas e jardins.

Sapo espinhoso

A Phrynosoma cornutum é uma espécie que habita especialmente montanhas e desertos texanos. É muito difícil de ser notado quando, sob ameaça de predadores, se achata ao chão, como folha seca ou pedra.

Outras formas de defesa do réptil são inflar o corpo para adquirir a aparência desagradável de um balão espinhoso e, encurralado, esguichar lágrimas tóxicas do próprio sangue nos olhos e boca dos oponentes.

Texas Christian University

No entanto, ao longo das últimas décadas a população de lagartos-de-chifre passou a sofrer um acentuado declínio pela ação de um inimigo praticamente impossível de ser enfrentado: o ser humano.

As armas são conhecidas: destruição do seu habitat natural pela expansão urbana, uso de inseticidas nas lavouras para erradicar formigas – seu alimento básico – e comercialização como animais de estimação.

Símbolo do time de futebol

Clique nas imagens para ampliar e nos links destacados no texto para ver e saber mais.

Deixe um comentário simpático neste artigo: