NO to ACTA
artesanato

objetos decoração acessórios bijuterias jóias cofres brindes

xadrez

tabuleiros peças criatividade jogos raciocínio inteligência

veículos

customização jeeps clássicos volantes manoplas reformas

inovação

criação design tecnologia matrizes protótipos projetos

webdesign

sites construção otimização conteúdos consultoria blogs

Início » artigos, blog chefe de redação, consciência, mídia & opinião

O futuro sombrio da Rede Globo de Televisão é aqui e agora

Enviado por em 12 de novembro de 2010 – 20:412 Comentários

Rede Globo de Televisão

Do Blog Chefe de Redação

O momento é histórico. Depois de quase meio século de hegemonia, o que se assiste agora é a agonia de um arrogante império televisivo. Não há mais como enfrentar a Internet e outros concorrentes sem futebol e sem Olimpíadas, contando apenas com as evidentes manipulações políticas que irritam e afastam os telespectadores. Outro elemento que pode acelerar a derrocada da empresa dos irmãos Marinho num ritmo mais rápido do que o imaginado é que — pela primeira vez desde 1964 — há indícios claros de que ela não vai ser mais a toda poderosa no Ministério da Comunicação. Veja a seguir o sombrio futuro que espera pela “vênus platinada”.

OS ÚLTIMOS ANOS DE UM IMPÉRIO CHAMADO GLOBO

Por Renato Rovai *

Há elementos bastante sólidos para se afirmar que as Organizações Globo estão vivendo seus últimos anos de império e que para breve ela será apenas mais um grupo de comunicação no Brasil. A audiência da TV aberta, que é o carro chefe da emissora vem caindo de forma constante há algum tempo.

Além disso, a Globo tem perdido telespectadores tanto para a concorrência como para a Internet. Os jovens já passam mais tempo no computador do que na frente da TV. Além do que, na Internet a Globo é mais uma. Seu portal não é nem o maior do país.

Agora, há dois novos elementos que são pilares fundamentais do poder da Globo que podem torná-la ainda mais fraca nos próximos anos. O primeiro tem relação com a decisão recente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que tirou da emissora a preferência pela renovação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro nas temporadas de 2012 a 2014.

A Rede Record está em polvorosa com a notícia. E há apostas de que o grupo do bispo pensa em dobrar o valor pago hoje pelos Marinho, de 500 milhões ao ano para 1 bilhão de reais.

Se isso vier a acontecer a emissora paulista, que já venceu a concorrência pela transmissão dos Jogos Olímpicos de 2012, passará a ter a hegemonia da cobertura esportiva. No caso do Campeonato Brasileiro, caso a Record vença mais essa disputa, ela também terá as condições objetivas de derrotar a Globo no horário nobre.

O melhor horário para os jogos da semana é o das 20h, 20h30. Mas por conta do Jornal Nacional e das novelas, a Globo faz com que eles se iniciem cada dia mais tarde. Antes eram 21h15 e agora já estão começando às 22h. Isso diminui consideravelmente o público nos estádios.

A Globo também só transmite um jogo por semana. Se a Record vier a ganhar o Brasileirão, ela vai fazer exatamente ao contrário. Transmitirá os jogos no horário nobre, tanto para poder vender publicidades por um preço melhor, quanto para tirar audiência da sua principal concorrente. E empurrar as novelas para segundo lugar no horário.

Além disso, ao invés de transmitir apenas um jogo por semana, vai tentar fazer o maior número possível de partidas. Ou seja, vamos ter jogos nos canais abertos nas quartas e quintas e talvez em até dois horários nesses dias. Algo como o jogo das 19h e o das 21h.

Já o campeonato da série B provavelmente vai ser negociado com alguma parceira, como SBT ou a Rede TV, para ser transmitido nas terças e sextas em horários também nobres. E vão arrancar alguns pontinhos das novelas nos outros dias.

Boa parte da audiência e dos lucros da Globo tem relação com o futebol. Ele é uma das galinhas dos ovos de ouro da emissora. É quem paga boa parte das contas. O núcleo de novelas também é o responsável por uma considerável parcela das receitas e da audiência da emissora. Ou seja….

O segundo elemento que pode levar a derrocada da empresa dos Marinhos ser mais rápido do que o imaginado é que, pela primeira vez desde 1964, há indícios claros de que ela não vai ser a toda poderosa do Ministério da Comunicação.

Há muitas articulações tanto no meio empresarial, quanto na sociedade civil e na classe política para impedir que novamente o futuro titular da pasta seja pau-mandado do Jardim Botânico.

Um importante dirigente partidário disse a seguinte frase que resume o ânimo da tropa governista: “Dessa vez eles perderam mesmo. Quando decidiram apoiar radicalmente o Serra fizeram uma opção. Agora vão ter o direito sagrado de ser oposição, inclusive no Ministério da Comunicação”.

Amém!

* Reproduzido do Blog do Rovai, editor da revista Fórum

* * *

Blog Chefe de Redação

2 Comentários »

  • Denis Vieira disse:

    O Fim Do Monopólio, Que Seja Em Breve!!!

    Há muito tempo,desde o início da década de 60 a ”toda poderosa” manda e desmanda em nosso país,fazem sempre tudo o que querem através de ajuda política corrupta,tais como:(Desvio de dinheiro da Caixa Econômica Federal,Manipulações de resultados de eleições e Manipulações e distorções de informações).
    Isso tudo é uma vergonha para o nosso país,pois é por essas coisas
    que ficamos mal falados lá fora,A Globo deveria era dar exemplo e orgulho para o nosso país e não nos envergonhar dessa forma,já que é ela que tem o monopólio e o poder de mandar em tudo,mas não acha melhor viver desfrutando da corrupção,é por isso que agora nada mais está dando certo para eles,Um dia a máscara cai,o cerco se fecha e tudo dá errado nos planos de quem só pensa em fazer o mal e enganar as pessoas,Existe um ditado que é certo:(Ninguém consegue enganar a todos por muito tempo,pois um dia a máscara cai e o bem vence o mal)! E seja feita a vontade de Deus,em nome do Senhor Jesus,Amém!!!

    [Responder]

  • Per disse:

    Eu acho que a rede globo de televisao sempre sera a 1° em tudo!!!
    pq mesmo o brasileiros falando ,vcs sempre continuaram gostando e assistindo a emissora, vcs podem ate falar que nao gostam dela, mas aquelas novelas que emissora nenhuma faz todos gostam!!!
    eu assumo, ou rede globo ate a morte!!1

    [Responder]

Comente!

Adicione um comentário abaixo, ou trackback para o seu site. Você pode também inscrever-se para esse comentário via RSS.

Seja elegante. Mantenha-se dentro do assunto, não escreva tudo em maiúsculas e, claro, sem Spam.

Imagem de SEGURANÇA
(necessário)


Top