O caminhão-tanque Diamond T Tanker ‘Doodle Bug’ da Texaco

Caminhão-tanque de combustível

PIONEIRO E PRECURSOR DA KOMBI

Do blog HotGaragem

Se pelo enunciado de Lavoisier na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, nas leis vigentes no competitivo mundo do design automotivo tudo se copia — e é aí que está a graça do negócio — ou pelo menos serve de inspiração para um novo veículo.

Só isto para justificar a semelhança física entre o Diamond T Tanker ‘Doodle Bug’, este emblemático caminhão-tanque usado pela Texaco na década de 1930, e as Kombis que conhecemos agora.

Caminhão-tanque de gasolina

Vai dizer que o antigo transportador de combustíveis — com capacidade para 5 mil 700 litros — não lembra o utilitário da Volkswagen sobre um chassis de caminhão, só que mais arredondado, hein? É evidente que sim.

De qualquer forma, para contrariar em parte a tese de Lavoisier, parece que foi perdida, sim, a oportunidade de se preservar ao menos um exemplar desta maravilha sobre rodas. Assim esta pequena e gloriosa história só pode ser contada através de álbuns antigos de fotografias, trabalhos de artistas gráficos em 3D e nas réplicas em miniatura do tipo die cast que se encontra na rede.

Veículo de transporte de combustíveis

Caminhão-tanque de combustíveis

Caminhão-tanque de combustível

Pistas obtidas no WarmUp do Flavio Gomes

Deixe um comentário interessante neste artigo: