O ataque aéreo fulminante do passarinho martim-pescador


Pássaro Martim-Pescador

FOGUETE EMPLUMADO

Do blog ECOnsciência

Graças à sua perfeita aerodinâmica, o pássaro martim-pescador é capaz de buscar um peixe com um mergulho de apenas dois segundos, mostra esta imagem espetacular da National Geographic reproduzida como a “foto do dia”, com toda a razão, pelo Último Segundo.

Aí nós ficamos sabendo que o martim-pescador é um caçador altivo e muito rápido, capaz de atingir mais de 25 km/h em um só ataque. É muita velocidade para uma ave de pequeno a médio porte. As menores têm em torno de 10 cm de comprimento e as maiores da espécie não passam de 46 cm.

Estas aves estão, no entanto, seriamente ameaçadas pela redução de habitat, poluição dos rios e envenenamento por pesticidas.

Não por acaso entraram na lista dos animais vulneráveis ou em perigo da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN ou International Union for Conservation of Nature, em inglês), organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais.

Vamos saber mais um pouco? O martim-pescador também é conhecido como guarda-rios ou pica-peixe, nomes comuns dados às aves coraciformes pertencentes às famílias Alcedinidae, Halcyonidae e Cerylidae. No total, o grupo inclui 91 espécies, classificadas em 18 gêneros.

O grupo está presente em todos os continentes, exceto nas regiões polares e na maioria das ilhas oceânicas. Também vivem em manguezais. A maior diversidade encontra-se nas zonas de clima tropical, em particular na Oceania, enquanto que nas Américas ocorrem apenas seis espécies da família Cerylidae. Em geral habita zonas de florestas, preferencialmente junto de rios ou lagos.

Passarinho Martim-Pescador

Apresentam plumagem exuberante com frequência de cores azuis ou verdes. Seu pescoço é curto, com cabeça relativamente grande em relação ao corpo e um bico longo e robusto. As asas são arredondadas e a cauda é curta na maioria das espécies. No adulto, o bico e as patas são bastante coloridos, normalmente em tons de encarnado, laranja ou amarelo.

O martim-pescador é uma ave monogâmica que forma um casal permanente na maioria das espécies. Há no entanto exemplos onde o casal reprodutor é auxiliado nos cuidados parentais por membros subordinados do grupo, frequentemente crias da postura anterior. A poligamia ocorre apenas no martim-pescador comum. Cada postura tem em média 3 a 6 ovos.

O tipo de dieta varia de acordo com a espécie e com as condições ambientais. A maioria é bastante adaptável e consome peixes, insetos ou pequenos vertebrados, existindo também exemplares frutícolas.

As espécies piscícolas contam com o apurado sentido de visão para localizar a presa dentro de água, que caçam através de mergulhos picados.

Passarinho Martim-Pescador

As aves adultas não fazem parte da dieta fundamental de nenhum outro animal graças à sua rapidez, mas os ninhos e os juvenis estão mais expostos e podem ser atacados por cobras, doninhas ou primatas. Os predadores conhecidos do grupo são sobretudo aves de rapina.

O martim-pescador é uma ave de hábitos diurnos e sedentários, havendo no entanto exemplos de espécies parcialmente migratórias. Bastante territoriais, podem apresentar um comportamento extremamente agressivo para com intrusos, mesmo de outras espécies de aves ou até mamíferos.

São aves barulhentas com vários tipos de vocalização usadas em diferentes ocasiões, o que sugere alguma forma de comunicação entre membros da espécie.

Mais informações na Wikipédia

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora

Deixe um comentário simpático neste artigo: