Novos sufixos em endereços de Internet terão qualquer palavra


Novos sufixos para domínios
O ICANN — organismo que regula os domínios de Internet — decidiu liberar a criação de novos sufixos de Internet, naquela que é a maior mudança dos endereços online em vários anos.

MULTIPLICADO O NÚMERO DE DOMÍNIOS POSSÍVEIS NA REDE

Neste momento há 22 domínios de primeiro nível (como o .org, .com e .edu) e 250 domínios próprios de cada país (como o .br).

Mas, a partir de agora, o ICANN — Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, permitirá a criação de endereços que poderão terminar com qualquer palavra e também poderão ser escritos em qualquer língua.

Os novos top-level domain names poderão ser coisas do gênero .google ou .coke.

“O ICANN abriu o sistema de endereços da Internet às possibilidades da imaginação humana”, indicou Rod Beckstrom, presidente e director-executivo do ICANN. “Ninguém consegue prever onde é que esta decisão histórica nos irá levar”, acrescentou.

As candidaturas para nomes serão aceitas a partir de janeiro de 2012, período que irá se estender até abril do mesmo ano.

MUITO CARO

Para impedir que ciber-okupas registrem domínios com o objetivo de os venderem posteriormente às marcas e empresas que são detentoras desses nomes comerciais, o ICANN vai mudar as regras e obrigar os interessados a pagar preços elevados por estes registros.

De fato, não sairá barato — a abertura de um registro irá custar o equivalente a 300 mil reais. Além disso, as empresas terão de comprovar uma razão legítima para o uso do domínio que pretendem comprar. Isto implicará o pagamento adicional de cerca de 40 mil reais por ano.

O ICANN não descarta igualmente a possibilidade de realizar um leilão quando houver mais de um aspirante legítimo em disputa por um mesmo domínio.

Os analistas dizem que este é um preço que as multinacionais estão dispostas a pagar para maximizar a sua presença online.

As negociações duraram seis anos para culminar com a maior mudança no sistema dos top-level domain names desde que o sufixo .com foi introduzido há 26 anos.

Público Pt

Deixe um comentário simpático neste artigo: