artesanato

objetos decoração acessórios bijuterias jóias cofres brindes

xadrez

tabuleiros peças criatividade jogos raciocínio inteligência

veículos

customização jeeps clássicos volantes manoplas reformas

inovação

criação design tecnologia matrizes protótipos projetos

webdesign

sites construção otimização conteúdos consultoria blogs

Início » artigos, informação, internet

Novos sufixos em endereços de Internet terão qualquer palavra

Enviado por em 20 de junho de 2011 – 13:09Comente


Novos sufixos para domínios
O ICANN — organismo que regula os domínios de Internet — decidiu liberar a criação de novos sufixos de Internet, naquela que é a maior mudança dos endereços online em vários anos.

MULTIPLICADO O NÚMERO DE DOMÍNIOS POSSÍVEIS NA REDE

Neste momento há 22 domínios de primeiro nível (como o .org, .com e .edu) e 250 domínios próprios de cada país (como o .br).

Mas, a partir de agora, o ICANN — Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, permitirá a criação de endereços que poderão terminar com qualquer palavra e também poderão ser escritos em qualquer língua.

Os novos top-level domain names poderão ser coisas do gênero .google ou .coke.

“O ICANN abriu o sistema de endereços da Internet às possibilidades da imaginação humana”, indicou Rod Beckstrom, presidente e director-executivo do ICANN. “Ninguém consegue prever onde é que esta decisão histórica nos irá levar”, acrescentou.

As candidaturas para nomes serão aceitas a partir de janeiro de 2012, período que irá se estender até abril do mesmo ano.

MUITO CARO

Para impedir que ciber-okupas registrem domínios com o objetivo de os venderem posteriormente às marcas e empresas que são detentoras desses nomes comerciais, o ICANN vai mudar as regras e obrigar os interessados a pagar preços elevados por estes registros.

De fato, não sairá barato — a abertura de um registro irá custar o equivalente a 300 mil reais. Além disso, as empresas terão de comprovar uma razão legítima para o uso do domínio que pretendem comprar. Isto implicará o pagamento adicional de cerca de 40 mil reais por ano.

O ICANN não descarta igualmente a possibilidade de realizar um leilão quando houver mais de um aspirante legítimo em disputa por um mesmo domínio.

Os analistas dizem que este é um preço que as multinacionais estão dispostas a pagar para maximizar a sua presença online.

As negociações duraram seis anos para culminar com a maior mudança no sistema dos top-level domain names desde que o sufixo .com foi introduzido há 26 anos.

Público Pt

Comente!

Adicione um comentário abaixo, ou trackback para o seu site. Você pode também inscrever-se para esse comentário via RSS.

Seja elegante. Mantenha-se dentro do assunto, não escreva tudo em maiúsculas e, claro, sem Spam.

(necessário)