Novo sistema operacional Ubuntu 11.04 disponível para download gratuito

Novo sistema operacional gratuito

INTERFACE GRÁFICA INSPIRADA NO DESIGN DE TABLETS E SMARTPHONES

O Chefe de Redação

A Canonical lançou a nova versão do sistema operacional Linux Ubuntu que, a partir desta quinta-feira, 28, foi disponibilizado para download gratuito. O Ubuntu 11.04 introduz o Unity, nova interface do Ubuntu. Foram dois anos de esforços em engenharia e design por parte da Canonical e da comunidade Ubuntu.

O GNU Linux Ubuntu 11.04 diferencia-se de seus competidores como alternativa genuína e gratuita ao Windows, permitindo que os usuários personalizem seus PCs com aplicativos gratuitos ou pagos, utilizando o mesmo modelo de negócios que já se provou popular nos mercados de tablets e smartphones.

“Esta versão representa um novo passo na evolução do Ubuntu, que oferece uma experiência de uso que une o estilo à eficiência” disse Jane Silber, CEO da Canonical. “Com esta versão o Ubuntu vai conquistar todo um novo segmento de usuários para o software livre. O Ubuntu 11.04 é uma grande prova do quanto às tecnologias open sources voltadas ao usuário final evoluíram”.

O Ubuntu 11.04 tira vantagem de uma interface gráfica moderna para propiciar uma experiência visualmente rica, inspirada pelo design utilizado por tablets e smartphones. Em PCs mais antigos, o Ubuntu irá determinar automaticamente se o processador gráfico suporta a nova interface Unity e oferecerá a experiência “clássica” caso o Unity não seja suportada. Os usuários também podem escolher a versão clássica case seja de sua preferência ou em casos onde existe a instalação de parques grandes onde não é possível mover todas as máquinas para o Unity imediatamente.

Os usuários do Linux Ubuntu 11.04 encontrarão uma área de trabalho limpa com um launcher do lado esquerdo da tela. A mesma interface é usada em netbooks, notebooks e desktops que utilizam o Ubuntu 11.04. Este launcher é configurável e permite que os usuários selecionem quais aplicações eles desejam acessar com um único clique. Inserir ou remover aplicativos também é uma tarefa simples e intuitiva.

O Ubuntu 11.04 diferencia-se das interfaces tradicionais, beneficiando-se de poderosos mecanismos de busca para facilitar o processo de encontrar arquivos ou programas. A tendência chega ao Ubuntu diretamente da web, onde os usuários preferem que a busca seja o ponto de partida para a maioria de suas tarefas. O sistema de busca do Ubuntu coloca aplicações, músicas, vídeos e outros arquivos agrupados em um único lugar. Todo o conteúdo pode ser alcançado por meio de uma mesma ferramenta.

Ao buscar um aplicativo, os usuários verão os aplicativos utilizados mais recentemente ou uma lista de aplicativos instalados, e sugestões de novos aplicativos para download pelo Central de Softwares Ubuntu. Os aplicativos podem ser arrastados até o launcher para acesso rápido. Uma aplicação aberta será destacada no launcher enquanto estiver ativa, e pode ser ancorada ao launcher se o usuário assim desejar. Caso contrário, a aplicação se removerá automaticamente do launcher quando for fechada. Os programas podem ser procurados pelo nome ou por categoria, de forma que mesmo quando o usuário não souber o nome de um determinado programa, ele ainda assim poderá ser encontrado rapidamente.

A busca por arquivos é feita da mesma maneira. O sistema permite buscas pelo nome ou tipo de arquivo. Ele apresenta os arquivos utilizados mais recentemente, downloads e favoritos. Clicar em um arquivo abre-o instantaneamente. É uma mudança radical do esquema tradicional de “arquivos e pastas” para organização do conteúdo do PC, e introduz uma interface de busca com os quais os usuários já estão acostumados e consideram mais rápido e eficiente. Arquivos e pastas ainda podem ser acessados pelos métodos tradicionais, mas os testes realizados pela Canonical sugerem que os usuários abraçarão rapidamente o novo mecanismo de busca em suas atividades do dia-a-dia.

Diversas outras melhorias também foram implementadas. Um “menu global” para a maioria dos programas pré-instalados significa que os menus para todas as aplicações estarão no mesmo lugar, no topo da tela. Menus apenas aparecem quando solicitados, o que resulta em uma experiência mais leve e livre de ruídos. Os usuários podem navegar por várias telas de forma simples, facilitando a organização da área de trabalho. Existem dúzias de atalhos de teclados que ajudam na navegação entre telas e aplicativos. A partir da interface principal também é possível ajustar o volume, tocar, trocar ou parar a reprodução de músicas sem a necessidade de abrir o programa de reprodução de músicas.

Touch screens são totalmente suportadas pelo Ubuntu 11.04. É possível realizar ações como controlar barra de rolagem, trocar entre aplicações abertas e maximizar ou minimizar telas a partir de gestos. A Canonical e a comunidade Ubuntu continuam a adicionar suporte para comandos de toque e gestos em diversas aplicações.

A Central de Softwares Ubuntu foi integrada com o dash, e permite que os usuários adicionem novos programas ao sistema com poucos cliques. Foram adicionadas ferramentas para notas e reviews dos aplicativos, permitindo que os usuários participem da comunidade, compartilhem suas experiências e auxiliem outros usuários a encontrarem os melhores aplicativos. Jogos de fabricantes como a Introversion foram adicionados ao catálogo, que continua a crescer em quantidade de soluções disponíveis para os usuários.

O Ubuntu One é um serviço de cloud para usuários individuais, que oferece uma solução gratuita para compartilhamento de contatos e arquivos, combinado com um serviço de streaming de música atualmente disponível para as plataformas iPhone e Android, podendo ser acessada de qualquer lugar do mundo. A versão oficial do cliente Windows será lançada em breve – e trará também diversas melhorias ao Beta público que está disponível para testes.

Além de oferecer melhor velocidade e performance para a sincronização de arquivos, usuários que adotarem o Ubuntu One também podem acessar seus arquivos através da plataforma Android, importar contatos do Facebook e sincronizar todo o conteúdo do Gmail, além de novas características para o streaming de música, como a inclusão de novos formatos de arquivos suportados e gerenciamento de playlist. O Ubuntu One agrega valor ao Ubuntu, tornando suas ferramentas disponíveis em outros dispositivos. Novos serviços são frequentemente adicionados ao Ubuntu One, de forma que sempre há algo novo para os usuários descobrirem.

Pela primeira vez, é possível realizar um “test-drive” do Ubuntu online, usando apenas o seu browser. Visite Ubuntu.com para acessar uma versão completa da nova versão sem necessitar de nenhum tipo de download.

Se quiser aprender mais sobre a instalação autônoma ou compartilhada com o Windows num mesmo computador acesse o site especializado www.ubuntued.info.

O Ubuntu 11.04 está disponível para download em www.ubuntu-br.org ou www.ubuntu.com.

Ajude a divulgar esse belo Sistema Operacional LINUX.
Para tanto use o banner abaixo (clique na imagem para ampliar):

GNU/Linux Ubuntu 11.04 Natty Narwhal

Via Ubuntu Dicas

* * *

O Chefe de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *