Nova bateria de celular e tablet recarrega em apenas 2 minutos

CARROS ELÉTRICOS COM MAIOR AUTONOMIA

Bateria a jato

Uma nova bateria com capacidade de recarga ultrarrápida em breve vai alimentar smartphones e tablets. O protótipo criado em Cingapura recupera 70% da carga total em apenas dois minutos.

Mas isto não significa menor vida útil: simulações dos técnicos da Universidade de Nanyang demonstram que ela terá uma durabilidade de até 20 anos, o que é 10 vezes mais do que as atuais.

Baterias com essa tecnologia serão benéficas não apenas para os celulares como para os automóveis, resolvendo o problema da autonomia dos carros elétricos e do seu tempo de recarregamento.

A autonomia dos e-carros poderá aumentar significativamente, recarregando a bateria em cinco minutos no máximo, tempo comparável ao gasto num posto de gasolina abastecer o tanque.

20 anos de duração

Chen Xiaodong, coordenador da equipe, diz que “igualmente importante, será a drástica redução do lixo tóxico gerado pelas baterias descartadas, uma vez que as novas baterias duram 10 vezes mais do que a geração atual de similares de íons de lítio”.

A inovação foi possível substituindo o eletrodo negativo das baterias de lítio, que é feito de grafite, por um gel à base de nanotubos de dióxido de titânio.

Esse material é bastante barato e usado, por exemplo, em protetores solares e como aditivo em alimentos.

O dióxido de titânio ocorre naturalmente na forma de cristais esféricos, mas a equipe descobriu uma forma de transformá-los em nanotubos.

Para tanto aumentou sua área superficial, em consequência acelerando as reações químicas necessárias para a recarga da bateria.

Segundo o professor Xiaodong, a tecnologia é tão promissora e simples que o processo já está sendo licenciado para uma empresa interessada em criar uma nova geração de baterias ultrarrápidas, que ele estima chegarem ao mercado em dois anos.

Mais no HuffPost

Deixe um comentário simpático neste artigo: