Nesta terra, em se furando, tudo jorra petróleo adoidado

INCRÍVEL TAXA DE SUCESSO DA PETROBRAS

Pré-Sal brasileiro

Você sabia que a taxa de sucesso mundial das petrolíferas estrangeiras em poços marítimos é de apenas 12%, ou seja, para cada 8 poços perfurados somente em um encontram reservas de petróleo?

Mas que, com a sua tecnologia de exploração altamente desenvolvida, as taxas da Petrobras chegaram a 75% no ano passado, isto é, se achou petróleo em três de cada quatro poços perfurados?

Que, isto significa que para um total de 76 perfurações – 45 em terra firme e 31 no mar -, 57 foram bem sucedidas e fizeram jorrar o chamado ouro negro?

E que, no caso dos poços mais profundos (e caros) do pré-sal, a taxa de sucesso alcançou 100% e todos os 14 poços escavados continham petróleo?

PRIVATARIA

Apenas para refrescar a memória, em 2003 a taxa de sucesso era pouco mais da metade, de 40%, ainda assim maior do que a das demais grandes petroleiras, que variavam de 15 a 30% de bons resultados.

Mas os 75% registrados na atualidade só podem ser considerados um recorde fantástico, uma comprovação de que a Petrobras é mais eficiente do que as maiores empresas de petróleo do mundo.

Deixando de lado as motivações políticas de momento para focar apenas na questão econômica, dá para entender a violenta campanha da velha mídia e dos neoliberais para se livrar da Petrobras?

“Se livrar” de uma das maiores e mais lucrativas empresas do planeta, obviamente, significa privatizar, entregar na moleza para os gringos. Lembra do que fizeram com a Vale do Rio Doce?

Deixe um comentário simpático neste artigo: