Navio fantasma levado por tsunami chega à América do Norte

Navio fantasma perto do Canadá

O NAVIO FANTASMA JAPONÊS

Do blog ECOnsciência

As previsões davam conta de que um volume gigantesco de lixo flutuante — composto por pedaços de casas, pneus e árvores — começaria a chegar por esta época às praias norte-americanas, levado pelas correntes marinhas do Pacífico. Mas ninguém imaginou que um navio estaria na frota sinistra de escombros. E navegando à deriva!

Em resumo, o fato é que o terremoto seguido do tsunami que atingiu o Japão no ano passado deixou muitas marcas no país, ceifando a vida de milhares de pessoas e deixando, no lugar de cidades, milhões de toneladas de destroços.

Além da destruição em terra firme, o desastre também foi o responsável pelo desaparecimento de muitas embarcações, a maioria navios de pesca. Pois agora, cerca de um ano após o desastre, um destes barcos reapareceu, e foi encontrado navegando de forma solitária próximo à costa canadense.

Com a maior cara de “navio fantasma”, a embarcação foi vista por um avião que realizava um voo de rotina monitorando o oceano em busca de pescadores ilegais. Ele foi observado a cerca de 120 milhas náuticas da costa da província de British Columbia.

Segundo especialistas, é difícil determinar como é que a embarcação conseguiu sobreviver sozinha ao desastre e também a um ano de navegação sem rumo. A notícia boa é o fato de que quando desapareceu, ele não contava com nenhuma tripulação, o que significa que não houveram vítimas nesse caso.

Após confirmar com o governo japonês o fato de que se trata de um navio que desapareceu durante o desastre, as autoridades canadenses ainda não sabem o que será feito a respeito do barco.

O mais provável é que ninguém vai querer rebocá-lo, uma vez que ele se encontra em estado avançado de deterioração e não terá grande utilidade em comparação com os custos para uma empreitada como essa. Por isso, a ideia de deixá-lo vagando pelos oceanos não está descartada.

Via

Deixe um comentário simpático neste artigo: