Nasa libera novas e estranhas imagens do solo de Marte

Cavernas na superfície marciana

FORMAS MUITO ESQUISITAS

Do blog ECOnsciência

Só como exercício especulativo, imagina só o que não poderia sair do que parece ser uma caverna marciana, fotografada de uma altura enorme por um satélite. Esta recente imagem fornecida pela Nasa indica como a aparência das dunas que se encontram no polo Norte de Marte pode ser bizarra — e bem diferente das que existem na Terra.

Segundo os técnicos da agência espacial, a foto foi tirada durante ao período equivalente à primavera e mostra dunas e solo que ainda estão cobertos pelo gelo originado na estação anterior. Os peculiares pontos escuros são formados por pequenos jatos de areia negra e poeira da superfície que são expelidos pelo processo de aquecimento da área.

Esses pontos escuros desaparecem no local entre as dunas e o chão. Isso se deve porque o solo, apesar da mudança da estação, continua frio de uma maneira uniformizada. O mesmo não ocorre com a areia escura.

Enfim, depois do que disseram os ufólogos Ademar Gevaerd e Marco Antônio Petit na Campus Party Brasil 2012, nada como dar asas à imaginação e buscar na rede outros exemplos incríveis de anomalias na superfície de Marte e outros planetas.

Entre as minhas preferidas estão estas duas a seguir: uma que parece uma caravana conduzindo “ovos” enormes, numa espécie de savana ou tundra, e outra, que lembra bastante alguns oásis de “vegetação” em terreno árido.

Estranhas anomalias marcianas

Anomalias marcianas

Mais imagens recentes da missão MRO – Mars Reconnaissance Orbiter, no Universe Today

Deixe um comentário interessante neste artigo: