Na ilusão da escolha nós só consumimos o que os outros decidem

QUEM ESTÁ NO COMANDO DE NOSSAS VIDAS

The illusion of Choice

No Brasil, meia dúzia de famílias decidem tudo o você vê na televisão, ouve no rádio ou lê nos jornais. Entre elas, apenas os três irmãos Marinho abocanham metade do bilionário faturamento publicitário.

Em termos globais, apenas 8 famílias de banqueiros controlam a riqueza mundial, desmonstrando até onde vão os tentáculos de uma elite insaciável que consome o planeta em sucessivas crises financeiras.

Pouco mais de 100 dúzias de empresas detêm, em conjunto, a maioria das ações negociadas em bolsas de valores. Na prática monopolizam 60% de todas as vendas na economia real. E a maioria são bancos.

Sabendo disto, nem causa espanto que 10 megacorporações controlam quase tudo que consumimos para sobreviver – de produtos de limpeza a higiene pessoal, até alimentos para pessoas e animais.

O gráfico acima, The Illusion of Choice (clique nele para ampliar), foi divulgado pelo PolicyMic para demonstrar que os produtos mais consumidos no mundo são controlados pelas mesmas empresas.

Uma delas, a Mars, que detém marcas como Twix, M&M’s e Snickers, também controla marcas de ração de animais, como Whiskas, Pedigree e Royal Canin.

O mesmo acontece com a Nestlé que, além de ter marcas de ração para animais, como Purina, também detém as marcas de cosméticos Maybelline e Vichy.

Deixe um comentário simpático neste artigo: