Moda Verão: anel com estrela-do-mar, um símbolo de renovação

Fábrica de bijuterias em Petrópolis - Rio de Janeiro

SIGNIFICADOS DESTA FASCINANTE ESPÉCIE MARINHA

A estrela-do-mar é uma espécie marinha, como o nome diz, com forma de estrela – em geral de cinco pontas ou braços ocos que podem se quebrar com facilidade em caso de impactos.

O registro fóssil do animal é antigo, remontando há cerca de 450 milhões de anos, mas bastante pobre porque suas estruturas orgânicas tendem a se desintegrar após a morte.

Assim, desde tempos imemoriais, em diversas culturas e correntes esotéricas, a estrela-do-mar simboliza força, paciência, sensibilidade, longevidade, renovação e versatilidade.

Algumas lendas antigas contam que as estrelas-do-mar eram estrelas celestes que foram hipnotizadas por animais marítimos para enfeitar os oceanos.

Pela incomum capacidade de regeneração de seus membros e por sua ligação com o elemento água, também são relacionadas à purificação e à limpeza.

Fábrica de bijuterias em Petrópolis - Rio de Janeiro

A associação entre características da estrela-do-mar e da água reforça simbolismos relacionados à intuição, emoção, amor e percepção sensorial.

Na liturgia cristã, a estrela-do-mar, ou Stella Maris, simboliza a Virgem Maria e é vista como um símbolo de salvação durante tempos difíceis e de segurança em períodos de turbulência.

Dessa maneira, como os demais astros do firmamento, a estrela-do-mar é também tida como um poderoso símbolo celestial que representa o infinito amor divino.

Já na mitologia egípcia, a estrela-do-mar está ligada a Isis, deusa dos pobres e dos escravos. Assim, oferecer uma estrela-do-mar simboliza abundância.

Na romana está associada a Vênus, deusa do amor, nascida das marés espumantes do mar Adriático. Em algumas de suas representações, Vênus aparece com uma estrela-do-mar na mão.

Fábrica de bijuterias em Petrópolis - Rio de Janeiro

Por isso, a deusa Vênus e a estrela-do-mar associadas carregam um duo simbólico do amor, da sensibilidade, da emoção e dos atributos físicos.

Até hoje, por sua atraente forma geométrica, a estrela-do-mar tem desempenhado papel destacado na literatura, na cultura popular e, apesar de possível toxicidade, até na gastronomia.

Coletadas fisicamente nas praias ou no fundo do mar como curiosidades, sua forma pentagonal inspira o design de logomarcas de empresas, assim como a criação de produtos.

Na joalheria, réplicas em miniatura fundidas em metais nobres, fazem sucesso como pingentes, brincos, colares, pulseiras e anéis, como esses modelos do italiano Giovanni Raspini.

Clique nas imagens para ampliar e nos links destacados no texto para saber mais. Lojistas interessados na compra por atacado de similares de alta qualidade devem entrar em Contato.

Deixe um comentário interessante neste artigo: