Misteriosas e incríveis pedras que tocam música com marteladas

AS ROCHAS MUSICAIS PRA LÁ DE ESTRANHAS


Existe uma rara formação rochosa nos Estados Unidos que só vale a pena visitar caso o turista leve na mochila um ou dois martelos – não para quebrar ou demolir, mas para fazer uma percussão nas pedras.

O Ringing Rocks County Park, na Pensilvânia, é uma espécie de xilofone a céu aberto, numa área de uns 80.000 m², onde as rochas produzem notas musicais quando batucadas por alguma coisa metálica.

Ringing Rocks County Park

Não foi, mas, por esta característica, poderiam ter inspirado o nome do ritmo musical Rock ‘n’ Roll, já que os seixos rolaram durante uma antiga e gigantesca avalanche de uma montanha em colapso.

Por volta de 1890, o Dr. JJ Ott tentou criar música com as qualidades acústicas das rochas, organizando um concerto com uma banda de instrumentos metálicos, no que talvez tenha sido o primeiro show de “rock” na história.

Em tempos mais recentes, músicos locais fazem competições regulares no parque, tentando compor melodias a partir de golpes nas pedras com ferramentas como outras pedras, paus, pregos e martelos.

Só que os nativos norte-americanos já tinham conhecimento dessa característica há vários séculos e foram eles que passaram seus conhecimentos para os primeiros colonos brancos em meados de 1700.

Ringing Rocks County Park

O som produzido é tão inesperado que nem parecem sair de minerais rochosos. Elas realmente soam como ocas e metálicas. O estranho fenômeno tem confundido os geólogos por muitos anos.

Vários experimentos foram realizados nas rochas sonoras, mas a razão exata para o som incomum ainda é desconhecida, pois cada pedra individualmente produz tons de baixa frequência inaudíveis ao ouvido humano.

Mas os tons de várias rochas interagindo umas com as outras acaba se tornando o som que as pessoas conseguem ouvir, como na musiquinha infantil acima, no vídeo.

Elas são formadas por um material basáltico vulcânico – muito comum, inclusive aqui no Brasil – chamado diabásio, que consiste em ferro e outros minerais pesados como todas as outras pedras.

Parque das pedras musicais

Entretanto, algo misterioso na sua composição a torna diferente. Alguns cientistas acreditam que um intenso movimento molecular de ressonância interna seja o responsável pelo som.

Mas há ainda outras coisas muito esquisitas sobre o campo rochoso: não existe quase nenhuma vegetação ou plantas no interior da área. Nem mesmo insetos.

Numa profundidade de 30 cm o campo é mais quente do que a floresta circundante, só que não gera quase nada em termos de alimentos ou abrigo para qualquer forma de vida.

As bússolas não funcionam direito nessa área, embora não haja vestígios de radiação próxima. Campos magnéticos anormais ou atividade eletromagnética estranha tampouco jamais foram registrados.



Um comentário em “Misteriosas e incríveis pedras que tocam música com marteladas

  • 11 de julho de 2014 em 19:03
    Permalink

    MUITO BONITO, INTRIGANTE, INTERESSANTE E MISTERIOSO ! É FANTÁSTICO

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: