Mar invade cidade brasileira sem barulho dos tsunamis

Pontal do Atafona no Rio de Janeiro

Do blog ECOnsciência

O Pontal do Atafona, no litoral norte do Rio de Janeiro, vem sendo literalmente engolido pelo mar, que avança ferozmente a cada ano. Ele devora ruas, casas, edifícios e o que mais encontra pela frente.

E para isto nem foi preciso nenhum efeito bombástico e devastador de um tsunami – como o que destruiu o nordeste do Japão em 11 de março. Ali, ao contrário, as águas se insinuam na surdina, com insidiosa paciência.

Ainda não há explicação definitiva para o que está acontecendo. Alguns cientistas acreditam que o fenômeno é natural, causado pelas fortes turbulências marítimas consequentes do encontro do rio Paraíba do Sul com o mar, que ocorre próximo à região.

Outros, entretanto, defendem que o enfraquecimento do rio, causado pelo represamento e a subtração de suas águas, desflorestamento de suas margens e o crescimento desordenado das cidades ribeirinhas estão entre os principais fatores.

Há ainda os que culpam o aquecimento global.

Prédio destruído

O Último Segundo publicou uma ótima matéria — Atafona, a cidade que está sendo engolida pelo mar — com uma galeria de imagens impressionantes sobre o que acontece aqui, bem próximo de nós. Vale a pena uma visita, clicando no link.

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora

Um comentário em “Mar invade cidade brasileira sem barulho dos tsunamis

  • 30 de julho de 2012 em 16:11
    Permalink

    realmente coisa estranhas vem acontecendo nesse lugar não será a volta do GRANDE CRIADOR DO MUNDO.

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: