Mapa mostra áreas com alto risco de terremotos na Turquia


Turquia - o país dos terremotos

TERRENO PERIGOSO

Do blog ECOnsciência

A título de informação, para quem ainda não conhecia, o mapa com as zonas de risco em vermelho dá bem uma ideia sobre o motivo pelo qual a Turquia é conhecida como o País dos Terremotos. Praticamente não escapa nada, a região vive balançando.

No local assinalado com a elipse verde — no lado leste, próximo à fronteira com o Irã — fica a populosa província de Van, atingida na manhã deste domingo, 23, por um violento abalo sísmico de 7,2 na escala Richter que deixou um grande número de mortos.

Um terremoto dessa magnitude costuma sempre causar danos substanciais à Turquia, onde muitas casas e prédios são construídos sem observar as normas antissísmicas estabelecidas. Ao menos outros seis temores secundários ocorreram após o primeiro.

A Turquia é um território com alto risco de terremotos. O país está localizado exatamente sobre uma pequena placa tectônica chamada subplaca de Anatólia, posicionada entre as gigantescas placas da Eurásia, ao norte e Arábica, o sul.

Ali, o intenso movimento de compressão e deslizamento criou ao longo de milhões de anos uma série de falhas geológicas conhecidas como falhas de Anatólia.

A combinação dos movimentos dessas placas tem como consequência a geração de constante sismicidade, responsável pelos maiores terremotos ocorridos no país, vários deles superiores a 7,0 de magnitude.

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora


Deixe um comentário simpático neste artigo: