Manuel, o Audaz com Toninho Horta: homenagem ao Dia dos Jipeiros

O HINO OFICIAL DOS JIPEIROS

Do blog HotGaragem

Pode ser um jipinho novo, com tração nas 4 rodas e mais uma porção de traquitanas eletrônicas.

Pode ter ar condicionado e cara de bom moço japonês, ou então uma máquina com cara e barulho de trator fumacento que nem portas tem — um Willys CJ!

Não importa o modelo nem o estilo do jipe, mas o desafio que vem pela frente… Lama – muita lama! – pedras, cascalho e poeira pra fazer o piloto cuspir tijolo no final da trilha.

Ficar com a roupa tão suja mas com a alma mais limpa que lençol novo. Que sensação maravilhosa essa de ser jipeiro!

Dia do Jipeiro - 4 de Abril

Sorry, periferia, mas para comemorar este de 4 de abril, nada como a interpretação magistral de Manuel, o Audaz pelo seu próprio criador e genial instrumentista. Quem, além dos jipeiros, tem um hino assim?

Diz a tradição mineira que Toninho Horta e Fernando Brant, compuseram esta canção em homenagem a Manuelzão, personagem de Guimarães Rosa, em Grandes Sertões: Veredas.

Só que o Audaz, no caso, era um jipe amarelo (de poeira?), que enfrentava os sertões de Minas Gerais com galhardia e levava pra tudo quanto era canto a turma do Clube da Esquina — Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Fernando, o próprio Toninho e outros.

A música saiu no segundo disco solo de Toninho Horta em 1981.

Conheça o projeto A Música Audaz de Toninho Horta sobre a obra do músico e compositor mineiro — de Belo Horizonte –, mestre das harmonias e instrumentista, cujo reconhecimento atravessa as fronteiras do nosso País.

2 comentários em “Manuel, o Audaz com Toninho Horta: homenagem ao Dia dos Jipeiros

Deixe um comentário interessante neste artigo: